Estratégias para incentivar o respeito em sala de aula

Escrito por katherine bradley | Traduzido por mayara leal
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estratégias para incentivar o respeito em sala de aula
O respeito mútuo e um ambiente de aprendizagem confortável andam de mãos dadas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um dos fatores subjacentes a qualquer sala de aula eficiente é o respeito mútuo entre professor e alunos. Alguns educadores sentem que esse é o fator determinante de sucesso no ensino e na gestão da classe. É imperativo que os professores reconheçam a sua importância e trabalhem para facilitar o desenvolvimento de uma via de mão dupla de respeito. Há diversas maneiras para solicitar e transmitir respeito.

Outras pessoas estão lendo

Consistência

Uma maneira de obter o respeito dos alunos é sendo coerente no que você diz e faz, especialmente na aplicação de consequências para a violação de regras. Os alunos gostam da previsibilidade no seu dia, que acontece quando a rotina da sala de aula é consistente. A previsibilidade ajuda a manter um ambiente estruturado e promove o desenvolvimento do autocontrole dos alunos.

Estratégias para incentivar o respeito em sala de aula
Publique as regras e aplique consequências consistentemente (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Confiança

Exale um alto nível de confiança. Para ganhar o respeito e confiança dos alunos, os professores devem ter e demonstrar a mesma atitude através da linguagem corporal e tom de voz. O respeito é conquistado, mas mais facilmente obtido se o educador tem confiança em seu comando da sala de aula. Os alunos veem o professor como um comandante confiante e competente -- digno de respeito.

Estratégias para incentivar o respeito em sala de aula
Seja confiante e conhecido pela sua competência (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Exija respeito

Os alunos precisam conhecer suas expectativas e outras atitudes não podem ser toleradas na sala de aula. Ver a troca respeitosa irá ajudá-los a compreender essas expectativas e servir como um modelo de comportamento aceitável. Além disso, os alunos precisam aprender a mostrar respeito pelos seus colegas e esperar o mesmo em troca. O professor é fundamental para o desenvolvimento desse sentimento entre os alunos. Ele deve impor o respeito mútuo como uma expectativa rotineira da classe. O comportamento contrário é inaceitável.

Estratégias para incentivar o respeito em sala de aula
Atos respeitosos em sala de aula -- levantar a mão e não interromper os outros (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Seja justo e não tenha favoritos

Muitos professores demostram favoritismos -- intencionalmente ou não --, uma prática desleal que favorece o ressentimento nos alunos que não recebem tratamento preferencial. Os professores são humanos, por isso, é possível que eles realmente tenham favoritos. No entanto, trabalhe duro para não cometer imprudências contra os estudantes, permitindo-lhes começar cada dia do zero, tratando-os igualmente para desenvolver o respeito. Trate todos sempre da mesma forma.

Estratégias para incentivar o respeito em sala de aula
Trate todos os alunos da mesma forma, não apenas os favoritos (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível