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Estratégias de marketing criativas para atrair clientes

Atualizado em 23 março, 2017

A maioria das empresas de varejo depende do fluxo constante de consumidores visitando a loja para crescer e lucrar. Independentemente do tipo de empresa, existem muitas ideias criativas de marketing que podem atrair novos clientes para qualquer tipo de estabelecimento, incluindo lojas de roupas, restaurantes, salões de beleza, prestação de serviços e concessionárias de automóveis. Muitas técnicas de marketing podem ter um bom custo-benefício e auxiliar administradores de empresas com baixo orçamento.

Estratégias criativas de marketing podem aumentar seus lucros (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Vitrines

Uma vitrine atraente pode ajudar a construir o nome da marca e trazer clientes em potencial para a loja. O segredo fazer com que ela tenha um visual chamativo e profissional, além de estar sempre bem iluminada e limpa. Se estiver revendendo produtos de fornecedores, como roupas e acessórios de beleza, a maioria das empresas fornecerá pôsteres e anúncios profissionais para serem colocados nas vitrines. Algumas lojas mudam o visual suas vitrines mensalmente, usando as estações e datas comemorativas como temas.

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Eventos e promoções

Muitas lojas fazem ofertas e liquidações para atrair novos clientes, como os descontos oferecidos em datas comemorativas. Algumas empresas organizam também eventos de happy-hour, oferecendo alimentação e bebidas para os consumidores durante o período de compras. Outras optam pela estratégia de oferecer presentes para incentivar os clientes a comprarem outros produtos. As promoções, por sua vez, podem ser usadas para reunir informações para contato de possíveis clientes.

marketing na internet

Os websites são uma forma popular e de baixo custo usada por clientes para encontrar lojas. Anunciar ofertas e fornecer informações sobre a loja são alguns dos usos primários desse tipo de ferramenta. Enviar mensagens de e-mail quase sempre sai mais barato do que o envio de malas diretas por correio e é uma manira eficiente de fazer clientes antigos lembrarem de sua loja.

Comunicações de marketing

Existem muitas ideias de comunicação de marketing para construir o reconhecimento de sua marca entre possíveis clientes. Algumas empresas publicam newsletters com informações úteis a respeito das novidade na indústria e futuros lançamentos. Escrever uma coluna com dicas e conselhos sobre o setor em jornais locais é uma outra forma usada por proprietários e gerentes para divulgar a sua empresa.

Muitas lojas fazem também a seleção do funcionário do ano ou premiam o 1.000º cliente para divulgar gratuitamente a empresa. Outras lojas participam de eventos beneficentes e, em muitos deles, recebem cobertura da impressa.

Programas de fidelidade

Muitas lojas desenvolvem programas de fidelidade para incentivar os clientes a comprarem repetidas vezes. Um exemplo disso são as promoções do tipo "pague 2 leve 3" ou algum tipo de cartão de desconto para clientes relares.

Rede local

Algumas gerentes de lojas utilizam redes de parcerias para construir relações com outras empresas locais e atrair novos clientes. Fazer parte da Associação Comercial de sua cidade também é uma maneira de chamar atenção para sua marca. Muitos donos de lojas pequenas participam de reuniões da comunidade para conhecerem possíveis clientes, além de ficar sabendo de oportunidades para fazer promoções em parceria com outras lojas.

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Referências

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