Estratégias de marketing para um posto de gasolina

Escrito por david ingram Google | Traduzido por rafael affonso de andré
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Estratégias de marketing para um posto de gasolina
Os postos de gasolina podem usar uma estratégia de marketing inovadora para ganhar o mercado local (gas station image by .shock from Fotolia.com)

A indústria dos postos de combustível é bastante homogênea: preços, serviços, produtos e até mesmo a arquitetura é bastante similar na maioria dos postos ao redor do país. Em decorrência disso, os donos dos postos de gasolina devem pensar em soluções de marketing criativas para atrair novos clientes e transformar motoristas de passagem em frequentadores assíduos.

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Competição através do preço

Os clientes dos postos de gasolina podem achar que não há diferenças entre um estabelecimento e outro. Eles frequentemente selecionam o posto de gasolina baseado somente no preço do combustível, ao invés de se manterem leais a um só lugar. Para conseguir "fisgar" esse tipo de consumidor, faça com que o seu posto tenha o combustível com o preço mais baixo da região. Para isso, observe com atenção o preço da concorrência e sempre mantenha o seu no mesmo nível, ou até um pouco abaixo.

Programas de lealdade

Os clientes de um posto de gasolina frequentemente compram os mesmo itens com regularidade. Instituir um programa de lealdade para produtos, como café, cachorros-quentes e gastos com combustível servirá como incentivo para que voltem ao seu estabelecimento mais frequentemente. Eles o farão mesmo que isso signifique desviar-se um pouco do caminho, pois estarão interessados em ganhar mais um ponto e em conseguir aquela recompensa.

Promoções e concursos

Ofereça prêmios para concursos e promoções temporárias e faça propaganda do evento e do prêmio. Faça com que o prêmio seja algo que encoraje a promoção boca-a-boca — como combustível grátis por um ano ou café gratuito pelo resto da vida. Faça comercial nas rádios para alavancar a palavra sobre o concurso e aumentar consideravelmente o volume de vendas a curto prazo.

Parcerias

Faça uma parceria com uma mercearia local ou regional e imite os componentes que fazem o sucesso dos postos de gasolina renomados. Os clientes estão acostumados a ganhar descontos em grandes mercearias através do posto de gasolina; formar uma parceria pode lhe ajudar a ganhar uma fatia desse mercado. Oferecer descontos para trabalhadores de outro estabelecimento local pode ajudar a aumentar tanto o seu volume de vendas quanto a satisfação de seus clientes.

Serviços

Use seus produtos e a qualidade única deles para alimentar a propaganda boca a boca e ganhar a confiança e a lealdade do cliente. Inclua uma rede de fast-food no seu estabelecimento para aumentar o público alvo. Considere ter ao menos uma ou duas bombas de combustível funcionando 24 horas por dia. Venda bilhetes de loteria, álcool, suprimentos para viagens e qualquer outro item que o cliente possa procurar em uma loja de conveniência.

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