Estratégias de organização em lojas

Escrito por miranda brookins | Traduzido por arthur mello
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estratégias de organização em lojas
Estratégias de organização em lojas (cd shelf image by Michal Ciucias from Fotolia.com)

O objetivo de qualquer local de revenda é atrair consumidores para a loja e, então, persuadi-los a comprar. Boa propaganda e promoção trabalham para trazer o consumidor, mas o que acontece uma vez que o consumidor entra na loja depende muito da organização e do planejamento da mesma. Ambos possuem um importante papel em como os consumidores avaliam suas experiências, se eles decidirão comprar e se voltarão ou recomendarão sua loja para os outros.

Outras pessoas estão lendo

Criando uma experiência

Pense na experiência que você quer criar para os consumidores que entrarem em sua loja. Imagine a organização ideal e como os consumidores irão se mover da frente da loja até a parte de trás, para procurar produtos e pagar pelas compras, sem encontrar obstáculos. Decida como os ajudantes irão chegar até os consumidores para cumprimentá-los e ajudá-los com as compras. Identifique onde você irá colocar produtos de alta qualidade e itens comprados por impulso. Determine se a organização irá aumentar a probabilidade de problemas com segurança na loja.

Os objetivos principais da sua organização devem ser criar um espaço onde os consumidores e ajudantes possam mover-se livremente, maximizar o espaço e a exposição do produto. Há três tipos básicos de organização de lojas que tentam atingir estes objetivos. Eles são a organização de fluxo livre, o padrão de rede e o padrão em coluna. Selecione um padrão baseado no tipo de negócio que você está abrindo e no tipo de experiência que você deseja criar em sua loja.

Organização de fluxo livre

Para uma organização de loja espaçosa, que seja flexível e ideal para exibir itens comprados por impulso, opte por um padrão de fluxo livre. Coloque os itens pela loja usando prateleiras e estantes posicionadas de forma que os consumidores possam mover-se ao redor e procurar livremente, e os empregados possam chegar aos consumidores imediatamente para assisti-los nas decisões de compra. Uma organização de loja de fluxo livre é ideal para lojas de roupas, joalherias, butiques e lojas de pequenas especialidades. Tenha cuidado com esse tipo de organização, porque pode parecer desordenada em vez de espaçosa e livre, se as vitrines e prateleiras não estiverem posicionadas para maximizar o espaço.

Organização de padrão em rede

Para uma estrutura mais rígida, que ofereça menos flexibilidade e encoraje os consumidores a procurar por itens por conta própria, opte pelo estilo em rede. Para organizar uma loja em rede, inclua múltiplas fileiras cheias de variedades de produtos pela loja. Destaque produtos-chave no fim de cada prateleira. Este tipo de organização oferece aos consumidores a oportunidade de se familiarizarem com onde os produtos estão localizados após diversas idas à loja. Drogarias, super mercados e grandes lojas tipicamente usam este tipo de organização.

Organização em coluna

A organização em coluna, que pode incorporar elementos dos padrões de fluxo livre e rede, é a terceira estratégia mais usada. Este tipo de organização usa um único longo corredor principal, que vai desde a entrada da loja até os fundos. Com esta organização, as mercadorias podem ser exibidas em um lado ou em ambos os lados usando a organização em rede ou de fluxo livre, ou a combinação dos dois. Muitas lojas de departamento usam este tipo de organização.

Crie um diagrama

Crie um diagrama da organização ideal para sua loja, baseado nos três tipos destacados. Inclua diagramas detalhados para onde você irá expôr suas mercadorias. Inclua uma área para o caixa registrados, uma área para sentar, um vestiário e um escritório na parte de trás, caso necessário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível