Comportamento

Estratégias de publicidade e promoção de vendas

Escrito por chris joseph | Traduzido por juliana soares
Estratégias de publicidade e promoção de vendas

Uma estratégia de marketing efetiva faz toda a diferença na hora de vender um produto

marketing image by dead_account from Fotolia.com

As estratégias de publicidade e promoção de vendas são usadas por fabricantes de produtos como uma forma de conseguir que os consumidores executem determinada ação, como comprar um produto. As estratégias promocionais são normalmente de curto prazo, tentando fazer com que os consumidores ajam rapidamente antes que a promoção termine. A publicidade normalmente é usada juntamente com a promoção de vendas como meio de passar a mensagem promocional para os clientes.

Outras pessoas estão lendo

Estratégia "push"

A estratégia "push" ocorre quando os vendedores de um produto recebem incentivos para promovê-lo ou comprar unidades adicionais. Por exemplo, um fabricante de ketchup pode oferecer um desconto a um supermercado ou caixas de produtos grátis caso concorde em divulgar o produto em seu jornal semanal. O supermercado também pode concordar em alocar um espaço de exposição na loja.

Estratégia "pull"

Com a estratégia "pull", o alvo é o consumidor, em vez do vendedor. Um exemplo dessa estratégia é quando uma empresa desenvolve uma campanha de publicidade para lançar um novo produto. Isso pode criar uma demanda dos consumidores pelo produto, o que forçará os supermercados o terem em estoque. Outros métodos são colocar cupons de bônus nos jornais ou enviar amostras grátis para residências.

Estratégia combinada

A estratégia combinada ocorre quando os métodos "push" e "pull" são usados simultaneamente para um efeito promocional máximo. Além de oferecer incentivos para o vendedor promover o produto, o fabricante também lançará uma campanha de publicidade para estimular os consumidores a comprá-lo.

Reforço da marca

A estratégia de reforço da marca é usada como forma de construir a lealdade do consumidor, o que leva a vendas repetidas. Uma estratégia comum de reforço da marca é oferecer uma associação a um clube no qual os membros ganham descontos nas compras, assim como benefícios, como produtos grátis ou ter direito a compras especiais, não disponíveis para o público em geral.

Criação de demanda

A estratégia de promoção de vendas envolve o aumento ou criação de demanda por um produto. Anunciando uma oferta especial e limitada, como oferecer 20 por cento de desconto no preço caso a compra seja feita até determinada data, pode criar um senso de urgência nos consumidores, que podem decidir comprar o produto. Outra forma de criar uma demanda é usar a publicidade para mostrar como seu produto atende uma necessidade que o produto do concorrente não satisfaz.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media