Estratégias de resolução de conflitos em sala de aula

Escrito por denise dayton | Traduzido por fernanda de assis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estratégias de resolução de conflitos em sala de aula
Conflitos são parte de estar em uma sala de aula (school days image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)

Conflitos na sala de aula são inevitáveis. Personalidades podem colidir ou alguém pode simplesmente estar tendo um dia ruim. É importante que os conflitos sejam resolvidos o mais rápido possível, antes que aumentem. Crianças - especialmente aquelas dos ensino primário e fundamental - podem não ter as habilidades necessárias para resolver conflitos por conta própria. Os professores podem ajudar, dando aos alunos as ferramentas de que eles precisam para fazer a paz na sala de aula.

Outras pessoas estão lendo

Estabelecendo um ambiente positivo

A resolução de conflitos funciona melhor em uma cultura escolar que promova um senso de comunidade e de respeito mútuo entre professores e alunos. Os professores devem servir de exemplo para que as crianças aprendam a lidar com os outros de uma forma positiva e adequada. Os alunos devem entender as regras e expectativas da escola, que os professores levam para a sala de aula. Coerência e imparcialidade em um ambiente que fornece apoio são cruciais.

Estratégias de resolução de conflitos em sala de aula
Crianças podem aprender a resolver conflitos nas suas salas de aula (children image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Construindo uma comunidade na sala

Construa uma forte comunidade de sala de aula. Assim, os conflitos serão minimizados e será mais fácil resolver aqueles que ocorrem. Os professores começam a construir a comunidade da sala de aula no início do ano letivo ou de um novo semestre. Há muitos recursos na internet (e publicados comercialmente) que oferecem atividades e jogos para alunos de todos os níveis de escolaridade. Essas atividades destinam-se a ajudar os alunos a conhecer uns aos outros e a aprender a trabalhar juntos. Há menos conflitos quando os alunos sentem que são parte de uma equipe e todos trabalham por objetivos comuns.

Estratégias de resolução de conflitos em sala de aula
Os professores definem o tom de cooperação na sala de aula (teacher image by Twilight Dragon from Fotolia.com)

Mediação

Dependendo do grau de conflito e circunstâncias envolvidas, pode ser possível resolver um problema através da mediação. Colegas e adultos podem ser treinados em técnicas de mediação. Há muitos recursos na internet, além de programas comerciais que podem ajudar com isso. Mediadores encorajam aqueles em conflito a ver o ponto de vista do outro, permitindo que cada aluno conte seu lado da história e garantindo que isso seja feito de uma maneira factual e calma. Estabeleça o que aconteceu a partir de todos os pontos de vista antes de discutir sentimentos. Um estudante é validado quando é dada a oportunidade de dizer como a situação o fez sentir. Mediadores mantem o foco no positivo. Eles oferecem opções para solucionar os problemas, mas, no final, deixam as escolhas para aqueles que estão envolvidos no conflito. É importante que os alunos se sentem habilitados a encontrar suas próprias respostas. Os participantes podem reconhecer que eles tiveram que se comprometer, mas todos os envolvidos devem ir embora sentindo-se melhor sobre o que aconteceu. Uma boa resolução é uma situação de ganho mútuo.

Acompanhamento

Depois que um conflito é resolvido e os estudantes retornam às suas atividades, o professor deve observar os alunos para ter certeza de que a solução está funcionando. Crianças podem precisar de um lembrete gentil do problema que foi discutido e da solução encontrada. Os professores podem permitir aos alunos que tentem resolver o problema por conta própria, mas eles devem estar prontos para intervir se verificarem que o conflito vai sair do controle. Uma resolução de conflito bem-sucedida requer paciência e prática.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível