O que a estrela de cinco pontas simboliza?

Escrito por contributing writer | Traduzido por luiz cezar guimarães júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que a estrela de cinco pontas simboliza?
A estrela de cinco pontas ou pentagrama (http://media.photobucket.com/)

A estrela de cinco pontas pode ser encontrada em muitos lugares, desde do céu noturno no desenho de uma criança à representação de religiões do mundo antigo. De qualquer forma, o que a estrela de cinco pontas simboliza muda bastante com a interpretação de cada cultura, e seu significado tem seguido o curso da história da humanidade por milhares de anos.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

A estrela de cinco pontas, comumente chamada de pentagrama, consiste em um cruzamento de linha ininterrupta para formar cinco pontos. Uma ponta fica para cima, enquanto duas são na esquerda e direita e duas apontam para baixo. O pentagrama pode ser um círculo ou não. Para alguns, a falta de um círculo representa a consciência da estrela ou nível de atividade alta, enquanto um círculo significa proteção e conexão.

Crenças pagãs

Em uma das crenças mais antigas da humanidade, os cinco pontos do pentagrama representam os cinco materiais terrestres: ponta superior sendo o espírito e as outras quatro sendo terra, ar, fogo e água. Assim, a inversão do pentagrama suplica o homem à sua natureza carnal, pois o espírito, pensado para ser o atributo divino do homem, encontra-se abaixo das substâncias mais materiais. Além disso, o pentagrama às vezes era associado à Marte, simbolizando a harmonia através do conflito.

O que a estrela de cinco pontas simboliza?
Na crença pagã, as pontas significam os cinco materiais terrestres: espírito, terra, ar, fogo e água

Outras religiões

Para outras religiões, o pentagrama tem novos significados. Para os muçulmanos, os cinco pontos podem correspondem aos cinco pilares da fé ou suas cinco orações diárias. Para os cristãos, os cinco pontos correspondiamm aos cinco ferimentos de Cristo. Mais tarde na tradição cristã, os cinco pontos simbolizavam as virtudes de um cavaleiro medieval, como exemplificado por Sir Gawain: generosidade, cortesia, castidade, cavalaria e piedade. No entanto, mais tarde, a cruz pegou o pentagrama como o principal símbolo cristão. Ironicamente o pentagrama é agora muitas vezes visto como um símbolo pagão e mal por alguns cristãos por causa do trabalho do ocultista francês Eliphas Levi, no século XIX.

Simbolização geral

Em um sentido mais amplo, o pentagrama simboliza características da humanidade em geral. Isso pode ser visto claramente no Homem Vitruviano de Da Vinci, cujas extremidades podem ser mapeadas para o pentagrama. Além disso, os cinco pontos correspondem aos cinco dedos em cada mão e pé, aos cinco sentidos e à categorização da vida humana em cinco estágios: nascimento, adolescência, coito, paternidade e morte.

O que a estrela de cinco pontas simboliza?
O Homem Vitruviano de Da Vinci

História

A história do pentagrama pode ser traçada através de várias culturas antigas. O símbolo foi usado no século IV A.C. na Mesopotâmia como o selo de Salomão e da cidade de Jerusalém, para o povo judeu. Os druidas pensavam do pentagrama como um símbolo para a divindade, enquanto no século XII, os cavaleiros templários associavam o símbolo com o cristianismo. O pentagrama pode ter dado uma mão no projeto das pirâmides, já que para os egípcios o símbolo era associado ao submundo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível