on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que são as estrelas de sete pontas?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As estrelas de sete pontas — também conhecidas como heptagramas ou septogramas — são estrelas com sete pontos desenhados de sete linhas. Essas estrelas estão associadas com uma variedade de coisas sem relação entre si, como o ocultismo, geometria, bandeiras nacionais e subnacionais, insígnias e até aplicação de lei.

A bandeira australiana apresenta estrelas de setes pontas (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Forma

A estrela de sete pontas é uma construção geométrica. Essa forma tem intersecção com ela mesma, ou seja, cada uma das suas linhas cruza com outra em um padrão contínuo. Na geometria, essas estrelas são classificadas como polígonos de sete lados. É o encontro de cada um desses lados que dá à estrela de sete pontas sua aparência característica.

Loading...

No paganismo e ocultismo

A estrela de sete pontas é comumente usada no ocultismo para uma variedade de propósitos. Ela foi definida como um símbolo por pagãos antigos, modernos e aqueles que praticam Wicca. Muitas vezes, quando a estrela é usada por quem pratica o ocultismo, ela é referida como septograma. Na prática pagã e do ocultismo, a estrela de sete lados é geralmente associada a cerimônias.

Em religiões tradicionais

A estrela de sete lados também aparece na prática religiosa tradicional. Por exemplo, a estrela — referida nesse caso como heptagrama — é usada no cristianismo como um símbolo da criação do mundo, que levou sete dias. Algumas tradições cristãs sustentam que o heptagrama também é um símbolo da perfeição de Deus, pois é uma forma simétrica. O heptagrama também aparece na prática da Kaballah.

Outros usos

A estrela de sete lados aparece na bandeira australiana e em várias das bandeiras da nação Cherokee nos Estados Unidos. Ela é também frequentemente usada em distintivos de certos cargos, como o de xerife, nos Estados Unidos. Alguns desenhos de brasões antigos da nação da Geórgia na Ásia Central também apresentavam a estrela de sete lados.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...