O que o estrogêneo faz pelo seu corpo?

Escrito por robert mullis | Traduzido por jandayra de jesus
O que o estrogêneo faz pelo seu corpo?
O estrogêneo é um hormônio essencial para as mulheres (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Os estrogêneos são hormônios essenciais que tem um papel fundamental no desenvolvimento do corpo feminino e sistema reprodutivo. Este hormônio (ou a falta do mesmo) é também responsável por alguns sintomas durante a menopausa, embora possa ser substituído por uma terapia hormonal. Em suma, é um elemento decisivo na vida de todas as mulheres.

Características

Os estrogêneos são um grupo de hormônios esteroides derivados do colesterol. Eles incluem estradiol, estroine e estriol. Curiosamente, o testosterona, hormônio masculino, é um intermediário na síntese de estrogêneos e nas estruturas de dois hormônios são muito similares. A principal diferença é um grupo extra de metilo no testosterona. Os hormônios esteroides como os estrogêneos podem difundir-se livremente através da membrana plasma. O receptor estrogêneo está localizado no núcleo, e quando o estrogêneo se conecta, o receptor ativa o elemento de resposta do estrogêneo.

Desenvolvimento sexual

O estrogêneo é responsável pelo maior desenvolvimento sexual do corpo feminino durante a puberdade. É o primeiro responsável pelo crescimento acelerado e o aumento do útero, dos ovários e de outros elementos do sistema reprodutivo para que o corpo possa suportar a gravidez. Os estrogêneos são também responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento dos seios, um aumento de gordura se deposita na camada subcutânea, crescimento do pélvis, dos pelos da axila e púbico e outros efeitos metabólicos menores.

O ciclo mestrual

Entre a puberdade e menopausa, o corpo feminino entra no ciclo menstrual. O aumento e a diminuição dos níveis de estrogêneo tem um papel importante no ciclo. No inicio do ciclo, o folículo estimula o hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH) estimula o folículo no ovário para começar a produzir estrogêneo, que impede a estimulação de FSH e LH pela glândula pituitária, embora ainda sejam produzidos. Em uma concentração crucial, portanto, o estrogêneo estimula a liberação de FSH e LH armazenados e uma inesperada explosão de hormônios resulta na ovulação ou na liberação de óvulo do folículo. No fim do ciclo, como os níveis de FSH e LH caem, os níveis de estrogêneo também caem e a perda de hormônios resulta na menstruação se o óvulo não foi fertilizado.

Consideraçoes

Embora os estrogêneos propiciem muitos benefícios positivos para o corpo feminino, certas formas de câncer de mama atualmente usam o estrogêneo como um hormônio de crescimento. Os tratamentos destinados a esses tipos de câncer tem a finalidade de abaixar a produção de estrogêneo. O receptor estrogêneo é também uma tentativa de alvo para tratamentos.

Terapia de reposição de hormônio

Durante a menopausa, o corpo feminino para de produzir progesterona e produz menos estrogêneo, que é o motivo da interrupção do ciclo menstrual. A perda de hormônios também causa sintomas temíveis como osteoporose, transpiração noturna, afrontamentos, irritação vaginal e secura, que também provoca dor durante a relação sexual. O tratamento para reposição hormonal tem sido o método de tratamento mais usado para aliviar o sofrimento das mulheres com diversos níveis de sintomas, mas uma pesquisa de 2002 indicou que a terapia pode aumentar os riscos de problemas cardíacos e câncer de mama.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível