Conhecimento

Estrutura e função do microscópio

Escrito por karen s. garvin | Traduzido por philipe oliveira
Estrutura e função do microscópio

Um mecanismo e uma função consagrados pelo tempo

microscope image by dead_account from Fotolia.com

Microscópios são usados ​​para visualizar coisas que são extremamente pequenas para serem vistas a olho nu. A estrutura básica e a função de um microscópio atual são muito semelhantes às dos primeiros microscópios ópticos inventados no início de 1600.

Anatomia básica de um microscópio

Microscópios ópticos são bastante simples, consistindo de uma base estática, um braço ajustável, uma plataforma para visualizar a lâmina com a amostra, um ajuste de focagem, uma lente ocular e uma lente objetiva. Alguns possuem iluminação por luz artificial, enquanto modelos de baixo custo fazem uso de um espelho para focar a luz ambiente disponível.

Lente ocular

A lente ocular está na parte superior do microscópio e é onde se posiciona o olho no microscópio. A ocular tem, geralmente, alguma ampliação, tipicamente uma potência de 10x ou 15x .

Lentes objetivas

As lentes objetivas são usadas ​​para ampliar a imagem da amostra. Três ou quatro lentes são montadas numa base rotativa, e incluem uma lente de baixa ampliação, uma de média e outra de alta ampliação.

Plataforma de visualização

A plataforma onde fixa-se a lâmina com a amostra é montada na base do microscópio. Há um buraco na mesma, para permitir a passagem de luz vinda de baixo e pelo material a ser analisado. Esta luz entra nas lentes objetivas e oculares, e é focalizado por um ajuste montado no braço do microscópio.

Microscópios estéreos

Microscópios estéreos possuem duas lentes oculares e duas lentes objetivas. Um microscópio estéreo permite ao usuário visualizar amostras em três dimensões, e é, frequentemente, usado em microcirurgias.

Microscópios eletrônicos

Microscópios eletrônicos utilizam um feixe de elétrons ao invés da luz para iluminar a amostra. Microscópios de transmissão de elétrons produzem imagens com ampliações muito altas e microscópios de varredura eletrônica produzem imagens tridimensionais.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media