Estrutura organizacional de uma agência de publicidade

Escrito por cheryl munson | Traduzido por maría echenique
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Estrutura organizacional de uma agência de publicidade
As agências estão estruturadas para ofecer aos clientes uma direção estratégica, desenvolver anúncios criativos e colocá-los na mídia. (Office image by 6922Designer from Fotolia.com)

As agências de publicidade são estruturadas para integrar os diversos serviços e tarefas envolvidas na criação e colocação de publicidade. Grandes agências frequentemente têm grandes equipes e departamentos designados para desenvolver a estratégia, realizar pesquisas, criar os anúncios e selecionar a mídia. Muitas das principais agências nos Estados Unidos pertencem e respondem a conglomerados internacionais. Agências regionais menores são tipicamente de donos independentes e operadas de forma independente, mas fornecem as mesmas tarefas fundamentais de serviços de conta, criação e mídia.

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Liderança executiva

O chefe executivo (ou CEO) é o principal diretor, que tem a última palavra sobre conceitos, tomadas de decisão, e é um "stakeholder" chave para alcançar os objetivos estabelecidos. De muitas maneiras, o chefe executivo responde aos clientes da agência, mas em um nível de igualdade de negócios com o chefe executivo da empresa do cliente.

As grandes agências normalmente têm um gerente geral, que supervisiona as operações do dia-a-dia e serve como o segundo em comando na agência. Cada departamento tem um líder executivo no nível do diretor, vice-presidente ou vice-presidente. Cada executivo responde ao gerente geral e/ou ao chefe executivo.

Serviços de conta

Os membros do departamento de serviços de conta (ou serviços ao cliente) são responsáveis por manter um relacionamento forte e produtivo entre a agência e seus clientes. A equipe da conta desenvolve a estratégia de publicidade, aprova a seleção da mídia para colocar o anúncio e supervisiona o orçamento. Os títulos são classificados (em progressão) desde o executivo da conta até o executivo sênior da conta, o vice-presidente da conta até o para vice-presidente sênior da conta.

Serviços de criação

O departamento de criação é composto por escritores e diretores artísticos. É dirigido pelo diretor criativo, na maioria das agências, ou por um diretor criativo executivo, em grandes agências. As equipes de redatores e diretores artísticos são designadas para trabalhar em contas específicas e desenvolvem ideias baseadas na mídia a ser utilizada (televisão, rádio, Internet, cartazes, etc.). Elas incorporam informações fornecidas pela equipe de serviços de conta, preparam planos finais e apresentam o trabalho para o cliente.

Serviços de produção

Uma vez que o cliente aprova o trabalho, ele entra em produção. Esses serviços são geralmente divididos em produção gráfica e produção de difusão. A produção gráfica finaliza os planos e materiais para jornais, revistas, cartazes e publicações online. O departamento de produção de difusão concentra-se em comerciais de rádio e televisão, e na produção de vídeos utilizados para a publicidade online. Os membros dos serviços de produção em ambos os departamentos trabalham em estreita colaboração com o departamento de criação.

Pesquisa de marketing

Este departamento realiza pesquisas para definir o público-alvo em termos de comportamentos de consumo, interesses, opiniões e atitudes. Os dados e os resultados são utilizados pela equipe de serviços de conta para o desenvolvimento da estratégia e pela equipe de criação para desenvolver e projetar comunicações que ressoem efetivamente com o público-alvo. Técnicas de pesquisa incluem grupos focais, enquetes e questionários. Os anúncios são frequentemente testados com consumidores potenciais antes da produção.

Planejamento e compra de mídia

Os planejadores de mídia fazem recomendações sobre os melhores meios de comunicação a usar para atingir o público-alvo da publicidade. Por exemplo, eles podem recomendar cartazes para alcançar mães trabalhadoras para promover pizzas congeladas. Os compradores de mídia, então, negociarão com as empresas a fim de obter os melhores preços e locais para cartazes, para colocar os anúncios de pizza. Planejadores e compradores trabalham em estreita colaboração com os serviços de conta e as equipes de pesquisa de marketing.

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