Estrutura organizacional centralizada e descentralizada

Escrito por shoaib khan | Traduzido por maría echenique
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Estrutura organizacional centralizada e descentralizada
Em uma estrutura organizacional centralizada, a autoridade para tomada de decisão está concentrada no topo (Comstock/Comstock/Getty Images)

Em uma estrutura organizacional centralizada, a autoridade para tomada de decisão está concentrada no topo, e apenas poucas pessoas são responsáveis ​​pelas determinações e pela criação de políticas da organização. Em uma organização descentralizada, a autoridade é delegada a todos os níveis de gestão e à organização toda. O grau de centralização ou descentralização de uma organização depende da extensão do poder de decisão, que é distribuído em todos os níveis.

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Características

A estrutura de uma organização e seu grau de centralização ou descentralização depende de uma série de fatores, incluindo o tamanho da organização e sua dispersão geográfica. Em uma organização muito grande e diversificada, é improvável que um punhado de pessoas possua todos os recursos para alcançar todas as metas e objetivos da empresa. Como resultado, torna-se impraticável concentrar o poder e a autoridade para tomada de decisão no topo. Da mesma forma, em uma organização geograficamente dispersa, uma abordagem centralizada não será a mais eficiente, porque as pessoas com mais autoridade não serão capazes de supervisionar diretamente as operações no dia-a-dia.

Estrutura organizacional centralizada e descentralizada
Funcionários corporativos (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Vantagens da centralização

As vantagens mais evidentes da centralização é a capacidade de uma organização para controlar de perto as operações, fornecer um conjunto uniforme de políticas, práticas e procedimentos em toda a organização, e usar melhor o conhecimento de especialistas centralizados. Em uma organização pequena, as operações tendem a não ser tão diversificadas e a alta gerência pode realisticamente possuir as habilidades e conhecimentos necessários para gerenciar todas as facetas do negócio. Em um ambiente tão centralizado, as ações dos indivíduos são também melhor alinhadas com as políticas estabelecidas pela administração, como as regras que emanam de uma única fonte, e há pouca ambiguidade.

Estrutura organizacional centralizada e descentralizada
CEO e executivos (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Vantagens da descentralização

A descentralização é uma característica comum das organizações com visão de futuro. A estrutura organizacional descentralizada permite tomada de decisão mais rápida e melhor adaptação às condições locais e do contexto. Em uma grande organização, um alto grau de centralização levaria à ineficiência porque todas as ações teriam de ser aprovadas e liberadas pela alta gerência. A descentralização também permite para uma organização se adaptar melhor às condições, delegando autoridade para aqueles que estão fisicamente presentes e ativos em um projeto ou operação particular. Outra vantagem importante é a preparação da gestão. Em uma organização descentralizada, os gerentes de níveis inferiores ganham experiência relevante, o que melhora a qualidade dos recursos humanos.

Estrutura organizacional centralizada e descentralizada
A estrutura organizacional descentralizada permite maior rapidez na tomada de decisões (Christopher Robbins/Digital Vision/Getty Images)

Delegando

A extensão da delegação distingue uma estrutura organizacional centralizada de uma descentralizada. A primeira tarefa para a delegação é escolher delegados competentes, com base em uma avaliação justa e objetiva de habilidades individuais e sua relevância para as responsabilidades. Uma delegação eficiente acontece quando os delegados veem claramente o resultado de seus esforços e como se encaixa, na organização e seus objetivos. O pensamento moderno dos negócios também afirma que os delegados devem estar cientes das medidas de desempenho e os resultados esperados e devem ser reconhecidos pelas suas realizações.

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Tarefas para a delegação (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Delegação e empoderamento

Delegação é um conceito de modelo de gestão tradicional, enquanto o empoderamento pertence ao novo modelo de gestão, e ambos são partes integrantes de uma organização descentralizada. A delegação só empurra autoridade sobre os indivíduos e não considera aspectos como motivação e vontade para realizar a tarefa. O empoderamento, por outro lado, substitui autoridade por apropriação e considera as capacidades únicas do indivíduo, tais como a iniciativa e eficácia, em vez de papéis e responsabilidades apenas.

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O empoderamento substitui autoridade por apropriação (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

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