Estrutura organizacional de uma companhia aérea

Escrito por tony guerra Google | Traduzido por thais previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estrutura organizacional de uma companhia aérea
As companhias aéreas empurram a responsabilidade e prestação de contas para várias organizações e grupos de trabalho (large jet aircraft on landing approach image by Steve Mann from Fotolia.com)

A estrutura organizacional de uma companhia aérea depende do tamanho da empresa e se ela é de capital aberto. Todas aquelas que vendem ações apresentam características organizacionais semelhantes. Em geral, as grandes companhias aéreas empurram as responsabilidades de carga de trabalho e a prestação de contas para vários departamentos. Estes muitas vezes têm nomes como operações de voo e manutenção, por exemplo. Normalmente, uma companhia aérea controla tudo através de um conselho de administração e um diretor executivo.

Outras pessoas estão lendo

Sistemas múltiplos

Uma grande companhia aérea comercial é uma entidade complexa. As companhias aéreas dos EUA muitas vezes apresentam operações em aeroportos centrais alimentados por voos de centenas de estações menores. Essas estações enviam passageiros para esses centros. Uma vez lá, os passageiros irão para destinos de outros voos. Uma companhia aérea comercial típica responde a milhões de passageiros por ano para pontos de todo o globo.

Estrutura organizacional de uma companhia aérea
As grandes companhias aéreas comerciais são operações extremamente complexas (airplane loading image by Sergey Mostovoy from Fotolia.com)

Companhia aérea de Liderança Executiva Sênior

A maioria das companhias aéreas comerciais possui um diretor executivo (CEO), que supervisiona as operações da empresa. Um conselho de administração, com um presidente, geralmente tem encontros regularmente com o CEO e seus subordinados. Este, muitas vezes, tem um diretor financeiro (CFO) e um diretor de operações (COO) para ajudá-lo. Trabalhando em cargos logo abaixo desse trio estão os vice-presidentes executivos (EVPs). Eles supervisionam amplas organizações, assim como as operações de companhias aéreas e as de voo.

Estrutura organizacional de uma companhia aérea
Muitas companhias aéreas possuem um CEO no comando que é supervisionado por um conselho de administração (male leadership image by Daniel Wiedemann from Fotolia.com)

Cadeia de comando

As organizações de companhias aéreas grandes dividem responsabilidades entre um número de departamentos menores. Elas fazem isso porque os aspectos de uma companhia aérea podem ser complexos e técnicos. Exemplos de tal complexidade incluem operações de voo e atividades de manutenção de aeronaves. Uma companhia aérea também é altamente regulada pelo governo federal. As companhias aéreas geralmente gerenciam tudo isso passando a prestação de contas para os gerentes da linha de frente, o que é feito através de EVPs, vice-presidentes, vice-presidentes seniores e assim por diante até o gerente.

Estrutura organizacional de uma companhia aérea
Dentro de uma companhia aérea, as organizações empurram a responsabilidade para unidades operacionais menores (airline related image by Albert Lozano from Fotolia.com)

Operações da linha de frente

A maioria das companhias aéreas comerciais mantém o controle sobre as operações diárias através dos gerentes da linha de frente e de seus supervisores subordinados. Estes supervisionam pequenos grupos de funcionários de nível operacional, enquanto os gerentes podem ser responsáveis ​​por vários supervisores ou mais. Você pode traçar, então, uma linha a partir do empregado mais jovem carregando as bagagens em um avião até o CEO. Como acontece com quase todas as empresas de grande porte, as atividades estratégicas de negócios se transformam em atividades empresariais táticas quanto mais se distanciam do CEO.

Estrutura organizacional de uma companhia aérea
Operações de linha de frente são muitas vezes supervisionadas por gerentes e supervisores (Airplane image by Roy L. from Fotolia.com)

Trabalho em equipe

A maioria das companhias aéreas comerciais apresenta uma estrutura organizacional clássica desde o topo escrita no papel. Muitas operações dentro de uma companhia aérea, no entanto, contam com o sucesso de outras operações dentro dela. O piloto não será capaz de voar sem assistentes de voo suficientes, por exemplo. Devido a isso, não é incomum ver um gerente ou diretor de uma unidade de trabalho atuando diretamente com um gerente de outra unidade. Na verdade, eles fazem isso regularmente para resolver diversas questões operacionais diárias.

Estrutura organizacional de uma companhia aérea
As operações das companhias aéreas muitas vezes dependem fortemente de operações de outras companhias para que todas possam ter sucesso (Abstract Colorful circles diagram image by Stasys Eidiejus from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível