Economia

Estrutura organizacional de uma empresa de consultoria

Escrito por contributing writer | Traduzido por pedro santos
Estrutura organizacional de uma empresa de consultoria

Uma empresa de consultoria com estrutura e gerenciamento organizacionais sólidos tem como resultado lucratividade

Chart analysis image by Dmitriy Lesnyak from Fotolia.com

Empresas de consultoria pode trabalhar utilizando diversos tipos de estruturas organizacionais. A mais eficiente para uma firma de consultoria depende de seus recursos humanos, capacidade organizacional e lucratividade. As empresas maiores que já estão estabelecidas no meio podem ter escritórios executivos, gerentes de nível médio e departamentos especializados. As menores podem ser formadas por uma parceiro líder ou geral com um conjunto de consultores presentes, trabalhando em tempo integral. A missão da organização e seu plano estratégico definem a estrutura de uma fira de consultoria.

Outras pessoas estão lendo

Estruturas com um ou dois níveis

A estrutura organizacional de uma firma de consultoria depende dos recursos e dos agrupamentos de pessoal. A maioria das dessas empresas adota uma estrutura organizacional baseada em níveis. As grandes possuem uma base estrutural em dois níveis com executivos, gerentes chave e serviços administrativos ocupando o primeiro nível. O segundo nível é formado por consultores sênios, júnior e trainee contratados pela firma. Empresas menores têm um único nível com um parceiro líder no topo que é responsável pelo gerenciamento executivo da empresa. Diretamente abaixo do parceiro estão os consultores sênios, júnior e trainee com outros processos, como administração, gerenciamento de projetos e financeiro.

Gerência executiva

A gerência executiva é responsável por estabelecer o plano estratégico de negócios para a organização, assegurar que a missão de empresa seja compreendida pelos empregados, alocar recursos para diversos projetos, departamentos e iniciativas na firma e guiar para a lucratividade. A gerência executiva também estabelece as metas e objetivos para toda a firma nos relatórios anuais.

Estrutura administrativa

A divisão administrativa de uma firma de consultoria proporciona o suporte administrativo para a gerência executiva e operações. Isso inclui perguntas dos clientes, correspondência entre escritórios, comunicações e processamento de relatórios. A divisão inclui posições, como assistente administrativo, analista de projeto e administrador chefe.

Serviços de consultoria

Atividades de desenvolvimento de negócios a auditorias são iniciadas por meio dos serviços de consultoria. Em grandes empresas de consultoria, os serviços podem ser formados como um ramo, divisão ou departamento com acesso a funções administrativas. Nas menores, os consultores têm suas próprias estruturas independentes, reportando a um parceiro líder e normalmente trabalham por contrato.

Gerenciamento de contratos

A maior parte das firmas de consultoria tem uma divisão de gerenciamento de contratos ou um especialista de gerenciamento de contratos. O especialista de gerenciamento de contratos cria, estabelece e revê os contratos de consultoria e fornece relatórios de conformidade para todos os contratos firmados pela empresa. Numa estrutura organizacional de firma de consultoria, o especialista em contratos é adjunto ao gerenciamento executivo ao mesmo tempo em que fornece aconselhamento legal aos consultores de acordo com as práticas de negócios estabelecidas por lei. Em empresas menores, um advogado de fora pode ser responsável pelo gerenciamento de contratos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media