O que é uma estrutura organizacional hierárquica?

Escrito por alex burke | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma estrutura organizacional hierárquica?
O diagrama dessa estrutura é representado em forma de pirâmide (wood toy piramide image by Pavel Losevsky from Fotolia.com)

Estruturas organizacionais são criadas para dar suporte a uma ideia ou meta central e a todos os envolvidos em realizar suas funções em relação a essa ideia. Apesar de existirem muitas considerações sobre a estrutura de organização perfeita, uma delas se destaca por seu uso durante séculos. A estrutura organizacional hierárquica é um sistema organizacional tradicional. O aspecto de cima para baixo dessa estrutura é reconhecido quando colocado em forma de diagrama.

Outras pessoas estão lendo

Forma da hierarquia

O formato da estrutura organizacional hierárquica é a pirâmide. Uma organização hierárquica é um grupo de entidades estruturadas que se subordinam a uma ideia, pessoa ou grupo central de pessoas. A pessoa ou o departamento no comando fica no topo da pirâmide. Cada departamento fica abaixo do topo em ordem descendente de subordinação. O fundo largo da pirâmide é preenchido com a massa populacional da organização. Gráficos organizacionais (diagramas) podem ser desenhados para refletir essa estrutura.

Piramedes íngremes ou planas

A organização hierárquica deve ter um gráfico organizacional que lembre um triângulo equilátero. Em geral, ele indica uma relação balanceada entre gestores e subordinados. Uma pirâmide com formato mais íngreme indica que há mais pessoas na gestão do que subordinados. Uma pirâmide com formato mais plano mostra poucos membros da gestão e mais subordinados.

Comunicação hierárquica

A comunicação diária ocorre tipicamente entre um superior imediato e seu subordinado. O supervisor imediato é diretamente responsável pelos resultados entregados por seus subordinados. Iniciativas ou diretivas que envolvem a organização como um todo são entregues do topo da organização para baixo. As diretivas são enviadas especialmente aos superiores de cada departamento listado no gráfico organizacional, e esse departamento superior entrega a iniciativa aos seus subordinados.

Poder da hierarquia

A hierarquia protege os subordinados explicitando as cadeias de comando. Fatores como o que um superior pode e não pode fazer e onde sua autoridade tem poder são delineados na estrutura hierárquica. Isso dá ao subordinado algum nível de poder para impedir interferências de um superior não autorizado. Uma vantagem para os subordinados dentro da estrutura hierárquica é conhecer claramente quem é seu chefe. Isso evita qualquer conflito com o qual eles possam se deparar quando outro superior tentar direcioná-los sem autoridade.

Tipos

A estrutura de pirâmide pode ser baseada em alguns modelos organizacionais diferentes. Essa hierarquia pode ser baseada em funções, geografia ou uma mistura dos dois. A hierarquia funcional oferece uma ampla escolha de ideias porque cada tipo de negócio tem um modo diferente de ver uma função. Algumas das funções para basear são produtos ou serviços, processos ou equipamentos, tipos de clientes e especialização. Uma vez agrupadas em áreas funcionais, as relações entre os grupos vão ditar onde eles se encaixam na estrutura organizacional hierárquica.

Exemplos

Um bom exemplo da estrutura organizacional hierárquica é o governo dos Estados Unidos. No topo da pirâmide está a Constituição; ela é o conceito de governo (ideia, meta) no qual o governo é baseado. Abaixo estão os três poderes do governo: o poder executivo, o poder judicial e o poder legislativo. Esses três poderes são iguais e se posicionam em uma linha horizontal abaixo da Constituição. Diretamente abaixo dos três poderes, os departamentos que atendem a esses poderes (autoridades) estão listados horizontalmente. Diretamente abaixo desses departamentos estão o pessoal, escritórios e organizações subordinadas a eles.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível