Mais
×

Estrutura organizacional multidivisional

Atualizado em 17 abril, 2017

A estrutura organizacional usada nas empresas tem como objetivo aumentar a produtividade, direcionar e motivar os funcionários. Existem diversos tipos de estruturas usadas, como funcional, multidivisional ou de matriz, e cada uma delas tem um papel fundamenta na forma como a empresa lidará com conflitos, serviço de atendimento ao cliente e retenção de funcionários. As estruturas multidivionais costumam ser usadas nas diferentes divisões para que as mudanças possam ser feitas de forma mais rápida, sem a necessidade da aprovação de uma extensa hierarquia.

A estrutura organizacional mutidivisional cria um grande senso de identidade entre os membros (process flow image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Definição

De acordo com o livro "Human Resource Management Guide", a estrutura organizacional multidivisional consiste em unidades independentes que funcionam como entidades separadas. A Procter & Gamble (P&G), por exemplo, é dona de inúmeras marcas e criou um modelo de estrutura organizacional independente para cada produto. Cada marca tem uma identidade, liderança e desenho organizacional próprios.

Vantagens para a coordenação

A estrutura organizacional multidivisional oferece uma vantagem para a coordenação, de acordo com a Lamar University, pois os produtos e serviços têm a atenção necessária para mante a qualidade. A comunicação entre as instalações é mais efetiva, a resolução de problemas fica mais fácil de lidar e o trabalho em equipe é incentivado. Pelo fato de cada departamento ter uma certa independência, as pessoas não são negligenciadas e os processos podem ser avaliados e alterados para que possam ser mais efetivos.

Vantagens para a motivação

A estrutura organizacional multidivisional motiva mais os membros da equipe devido à relação entre desempenho e premiação. Essa estrutura facilita que a liderança consiga acompanhar de perto e premiar aqueles que tiverem melhores desempenhos. O serviço oferecido ao consumidor supre suas necessidades de forma mais apropriada, pois tanto os gerentes quanto os funcionários têm relações mais próximas com ele. Além disso, há também uma identidade e propósito claros nessa estrutura, e isso aumenta a lealdade, dedicação e satisfação entre os membros da equipe.

Desvantagens

Há algumas desvantagens também nessa estrutura relacionadas diretamente às relações com as pessoas de fora. O departamento em si é muito unido e tem um forte senso de identidade e propósito, mas a comunicação interdepartamental pode ser complicada. É comum que haja conflitos entre eles devido à competição e às diferenças em relação a valores, sistemas e expectativas. Essa estrutura também é mais cara no que tange a operação e gestão, pois cada divisão é considerada uma entidade independente.

Considerações

Contrate uma consultoria externa para fazer uma avaliação das necessidades e determinar se esse tipo de estrutura organizacional é de fato a mais recomendada para o seu negócio. Essa avaliação tem como objetivo verificar a efetividade da organização, apontar os pontos fracos e dar um feedback sobre como implementar mudanças positivas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article