×
Loading ...

Como estudar as parábolas da Bíblia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Na religião cristã, as parábolas são histórias da Bíblia contadas por Jesus para ensinar uma lição. Essas histórias têm sempre uma moral e, na maioria dos casos, usam algum tipo de analogia ou comparação. As parábolas mais famosas são encontradas nos livros de Mateus, Marcos, Lucas e João. Algumas pessoas acreditam que existem apenas 15 parábolas da Bíblia, enquanto outras acreditam que há cerca de 60. Essas histórias são mais comumente estudadas em ordem cronológica ou por assunto.

Instruções

Estude as parábolas bíblicas na ordem cronológica ou por assunto (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Descubra o significado da parábola. Antes de começar a estudar as parábolas cristãs, é importante compreender a importância delas. Nos primórdios de seu ensinamento, Jesus usou parábolas muitas vezes para transmitir uma mensagem. Pense em questões como: O que é uma parábola? Por que Jesus ensinou parábolas? Como parábolas devem ser interpretadas?

    Loading...
  2. Peça ao padre, pregador, ministro ou líder da igreja para ajudá-lo a entender melhor o que é uma parábola, caso não tenha um ensinamento claro, depois de pesquisar.

  3. Escolha entre estudar as parábolas na ordem cronológica ou por assunto.

  4. Lei as parábolas na ordem cronológica através da leitura dos livros na seguinte ordem: Mateus, Marcos, Lucas, João. Através da leitura, será possível encontrar as parábolas de Jesus.

  5. Se não quiser ler as parábolas na ordem cronológica, separe-as por assunto. Para fazer isso, peça para que o líder da igreja dê um estudo que as divida em categorias. Um exemplo é ler sobre todas as parábolas que falem sobre a entrada no Reino dos Céus e, depois disso, seguir para as parábolas que tratam de outro assunto, como o perdão.

  6. Depois de cada leitura, pense um pouco sobre cada parábola.

  7. Faça anotações das interpretações de cada parábola.

  8. Procure orientação de um líder da igreja sobre a interpretação de cada parábola ou reúna-se com um pequeno grupo de pessoas a cada semana para discutir o significado de cada parábola lida.

Loading...

O que você precisa

  • Bíblia
  • Papel e lápis

Referências

Loading ...
Loading ...