×
Loading ...

Estudos das parábolas de Jesus para crianças

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se você dá aulas para uma classe de Escola Dominical ou apenas deseja ler histórias da Bíblia para seus próprios filhos, existem muitas parábolas de Jesus que podem ser compartilhadas com eles. Jesus falava em parábolas para ensinar as pessoas de um modo que todos pudessem entender. Suas histórias faziam um quadro para que realmente compreendessem ensinamentos importantes.

Menina lendo histórias bíblicas (George Doyle/Valueline/Getty Images)

As aves e as flores

Leia o versículo bíblico 6:26-30, do Evangelho de Mateus, para as crianças. Mostre figuras de aves e flores. Explique-lhes que sempre há insetos e sementes para os pássaros comerem e chuva e sol para as flores. Jesus contou a parábola das aves e das flores para nos ensinar que podemos confiar em Deus para nos cuidar e nos prover da mesma forma que Ele cuida das flores e dos pássaros. Explique-lhes que assim como as aves e as flores confiam em Deus para satisfazer a todas as suas necessidades, elas também podem confiar em seu Pai Celestial para atender a todas as suas.

Loading...

O vizinho irritante

Leia o versículo bíblico 11:5-11, do Evangelho de Lucas para as crianças. Essa parábola é sobre um vizinho que precisa de pão porque recebeu visitas muito tarde em sua casa e precisa alimentá-los. Ele vai até o vizinho e bate na sua porta, mas este já está deitado e lhe diz que se vá. Seu amigo continua a bater na porta. O ponto da história é que ele acaba se levantando e lhe dando pão devido à persistência. Incentive as crianças a continuar pedindo, rezando e contemplando porque Jesus promete que "Quem pedir, receberá, quem procura, achará e para quem bate, a porta se abrirá".

A parábola do semeador

A história do semeador pode ser encontrada no Evangelho de Mateus, 13:1-23. Jesus contou a história de um lavrador que plantava sementes. Explique às crianças como algumas sementes caíram no caminho e os pássaros as comem, o que é semelhante às pessoas que ouvem a mensagem divina, mas não a entendem. Outras caíram entre pedras, mas não se desenvolveram porque não havia terra suficiente. Faça a comparação entre essas sementes e as pessoas que acreditam na palavra divina, mas se afastam nos tempos difíceis. Outras sementes, ainda, caíram em terra de abrolhos e foram sufocadas por esses arbustos, assim como as pessoas que se preocupam demais com a vida e as riquezas. Mas as sementes que caíram em terra boa cresceram e produziram uma grande safra. Jesus disse que estas eram como as pessoas que se lembram da palavra de Deus e a obedecem.

O bom samaritano

Leia o versículo bíblico 10:25-37, do Evangelho de Lucas. Jesus disse que se deve amar o próximo como a si mesmo. Quando lhe indagaram: "Quem é o meu próximo?" Ele lhes contou a história de um homem que seguia para Jerusalém quando foi roubado e gravemente espancado, e deixado na estrada. Um sacerdote que passava o ignorou. Um levita fez o mesmo. Um samaritano se aproximou e cuidou daquele homem. Colocou-o em seu burro e o levou para uma hospedaria para que ali permanecesse. Também lhe deu dinheiro para a estadia. Jesus perguntou: "Qual dos três homens era o seu próximo?" e alguém respondeu: "O homem que teve piedade dele". Jesus respondeu, dizendo: "Vá e faça o mesmo".

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...