×
Loading ...

Como fazer uma estufa em miniatura com uma garrafa de refrigerante

Atualizado em 17 abril, 2017

Estufas em miniatura, também conhecidas como terrários, são espaços fechados para plantas que simulam as condições da natureza. Garrafas de refrigerante são frequentemente usadas para fazer estufas em miniatura porque são transparentes, permitindo a fácil observação das plantas. Para fazer uma estufa em miniatura com uma garrafa de refrigerante, são necessárias sementes, água, dióxido de carbono e luz solar.

Instruções

Garrafas de refrigerante podem ser recicladas para serem usadas em um projeto sustentável (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Retire o rótulo da garrafa de refrigerante. Lave a garrafa com água para remover qualquer resto de refrigerante.

    Loading...
  2. Messa cerca de 15 centímetros a partir do fundo da garrafa com ela na posição vertical. Desenhe uma linha ao redor da garrafa. Faça um buraco na garrafa com a ponta da tesoura. Corte a garrafa na marca da linha que foi desenhada anteriormente, para remover a parte inferior da garrafa.

  3. Coloque as pedras no interior da garrafa. Elas irão fazer com o excesso de água escorrer para o fundo da garrafa, impedindo que o solo fique excessivamente saturado. Espalhe as pedrinhas de modo que fiquem distribuídas uniformemente.

  4. Despeje a terra nas pedrinhas dentro da garrafa, espalhando uniformemente a terra. Despeje terra suficiente para encher 2,5 centímetros a partir do fundo da garrafa.

  5. Plante de 5 a 10 sementes no solo. Coloque as sementes sobre a em cima da terra e jogue um pouco de terra em cima das sementes. Regue as sementes com 1/4 de xícara de água.

  6. Coloque a garrafa de volta na posição normal. Use fita adesiva para juntar as duas partes. Aperte a tampa da garrafa para garantir que a estufa está fechada. Coloque a garrafa na luz solar. Retire a tampa e vire a garrafa alguma vezes para que saia o excesso de água.

Loading...

O que você precisa

  • Uma garrafa de 2 litros de refrigerante
  • Terra
  • Pedras ou pedregulhos
  • Marcador permanente
  • Tesoura
  • Sementes de alfafa
  • Água
  • Fita adesiva

Referências

Loading ...
Loading ...