Estufa de túnel caseira

Escrito por casey helmick | Traduzido por elia regina previato
Estufa de túnel caseira
Estufas de túnel (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Diferentes tipos de pessoas gostam de jardinagem. Esse passatempo permite que jardineiros com diferentes experiências protejam sob a tenda as plantas com potencial utilizável ou que proporcionem uma linda paisagem ao jardineiro e seus convidados. Alguns desejam cultivar plantas durante estações frias, o que as vezes parece impossível. Com o uso de túneis de estufa, é possível o cultivo e colheita sem ter que se preocupar com as quedas da temperatura, as quais matam as plantas. As estufas de túnel aprisionam a luz solar e evitam que o calor escape durante as estações frias.

Túnel alto

Estufas de túnel alto ou estufas de aros, como também são conhecidas, são aquelas extremamente grandes, projetadas de modo que os jardineiros possam manter as suas culturas crescendo em um ambiente acolhedor e seguro durante todo o ano. Para construir uma dessas é necessário um conjunto de grandes aros de ferro que possam ser cortados ao meio e ainda mantenham a sua forma. Pegue meio arco e prenda cada ponta no chão, de modo que ele fique em pé. Tome meia argola e prenda cada extremidade no chão para que o aro fica para cima. Cerca de 3 m de distância, coloque outro aro no chão e continue até que todos estejam do comprimento desejado para a estufa. Dependendo da altura dos aros em pé, pode ser necessário criar uma espinha. Para fazer isso, peque um dos cortes de aro e estique-o, de modo que deslize embaixo dos outros. Amarre ou solde a espinha no centro de cada aro, de modo que ela force todos eles a permanecerem levantados. Em seguida, pegue uma grande rede e embrulhe-a em torno dos aros. Normalmente três peças são usadas durante essa etapa, um grande pedaço que vai desde o primeiro aro até o último, sendo amarrada neles para formar as paredes, e duas menores que serão amarradas sobre o exterior dos aros e drapeadas para baixo para formar as paredes frontal e traseira. É importante que que se use uma rede de poliéster, porque a luz solar que entra aquecerá o local, enquanto o material de poliéster impedirá a saída do calor, mantendo a temperatura ideal para o crescimento das plantas.

Túnel baixo

Uma estufa de túnel baixo oferece as mesmas condições que a de túnel alto, mas usa menos espaço. Esse modelo é composto de pequenas estruturas que podem ser mantidas em uma garagem ou dentro de uma estufa maior. Ela tem espaço suficiente para o jardineiro deslizar uma bandeja de plantas para dentro e para fora sempre que precisar protegê-las sob a tenda. Para fazer uma estufa desse tipo, precisa-se de um fio de cobre resistente ou outro material igualmente forte. Dobre os fios ao meio em pequenos aros e prenda-os em uma base com cerca de 30 cm entre si. Sua base pode ser uma plataforma de madeira ou de plástico entre muitas outras coisas. Depois de ter colocado os aros no lugar, pegue a rede de poliéster incolor e drapeie firmemente ao redor dos fios de arame. Assim como o túnel alto, esse normalmente precisa de três peças para que se possa cobri-lo adequadamente. Coloque a estrutura acabada na luz solar direta, para que possa começar a coletar calor para suas plantas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível