Conhecimento

Etapas da exploração e produção de petróleo

Escrito por amanda holden | Traduzido por ricardo guardati
Etapas da exploração e produção de petróleo

A exploração e a produção de petróleo é vital para o mundo moderno

OIL image by brelsbil from Fotolia.com

Poucas outras substâncias possuem tanto poder como o petróleo bruto, imortalizado pelo apelido "ouro negro." Em uma caça ao tesouro moderna, geofísicos, sismólogos e petrólogos coordenam seus conhecimentos geológicos para encontrá-lo. No entanto, ao contrário dos jogos infantis, não há nenhum "X" marcando a localização deste tesouro orgânico.

Outras pessoas estão lendo

Encontrando petróleo: Poços e crateras

Por vezes, o petróleo se revela sobre a superfície do solo. Com no caso das areias de petróleo de Athabasca em Alberta, no Canadá, a erosão retira o sedimento de cima dos materiais que contêm petróleo, deixando-o visível na superfície. Em outros lugares, o petróleo escoa para fora do solo em pequenas quantidades, dando aos geólogos uma indicação do que pode estar por baixo. Às vezes, os poços de petróleo deixam crateras no chão, por onde escapam gases.

Encontrando petróleo: Pesquisando

Se um geólogo acredita que determinado pedaço de terra possui petróleo por baixo, ele realizará várias pesquisas. Ele pode fazer um levantamento para determinar a gravidade e vários detalhes do campo magnético local, pois materiais sólidos afetam seu equipamento de forma diferente que líquidos. Ele realizará uma pesquisa sísmica passiva para determinar movimentos de baixa frequência do solo. Se um poço de petróleo ou uma rocha encharcada estiver por baixo, irá aparecer no levantamento sísmico. Ele também irá realizar um exame magnético.

Pistas e perspectivas

Se uma determinada área parece promissora, o geólogo a designa como "pista", e outras pesquisas determinarão se ela se tornará uma "perspectiva." Se uma empresa petrolífera considera a opção rentável, ela cava um poço de exploração para provar ou refutar a presença de petróleo. Dependendo do tipo de petróleo descoberto, as várias etapas do processo de produção seguem depois. Em algumas situações, a empresa pode até mesmo abandonar completamente o projeto.

Produção

Um poço de petróleo deve possuir viabilidade econômica antes de uma empresa perfurá-lo. Muitas vezes, isso dependerá da pressão no interior da reserva em si. Se a pressão for suficientemente alta, uma vez que a perfuração começar, o petróleo irá subir à superfície com facilidade, uma propriedade chamada "lift natural". No final, a pressão se reduz e as bombas precisam utilizar mais energia para a remoção. Quando a pressão ficar muito baixa, a empresa pode utilizar um processo chamado "waterflood", em que bombeia água para dentro do poço para fazer com que o petróleo suba. O óleo se assenta em cima da água e sobe para a superfície. A empresa, então, transporta o petróleo em barris e depois ele é refinado para uso diário, como no caso do combustível.

Refinação

As refinarias processam o petróleo bruto. Produzem muitas variedades de produtos, tais como gasolina ou asfalto. Elas destilam o petróleo bruto para eliminar as impurezas e separar os hidrocarbonetos. Este processo divide os óleos mais leves, como nafta e gasolina, e os mais pesados, como combustível de aviação e residual. Processos posteriores de processamento e purificação melhoram a qualidade dos combustíveis destilados, como a remoção de enxofre ou a adição de aditivos. Uma vez concluída a refinação, o petróleo é transportado para ser vendido ao público.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media