Etapas do processo de planejamento de recursos humanos

Escrito por alfred sarkissian | Traduzido por jessica araujo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Etapas do processo de planejamento de recursos humanos
Como planejar os recursos humanos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Projetando o Sistema de Gestão

A questão transversal em planejamento de recursos humanos a garantia de que haja um sistema adequado para lidar com o processo. O objetivo geral deste sistema é gerenciar os recursos humanos, de acordo com os objetivos organizacionais. Ele é responsável por planos de recursos humanos, políticas, procedimentos e boas práticas. Por exemplo, o sistema deve acompanhar as novas tendências de gestão de recursos humanos, tais como a terceirização de determinadas funções não-centrais, a adoção de práticas de trabalho flexíveis e o aumento do uso da tecnologia da informação, e, se for o caso, implementá-los

Análise Ambiental

O primeiro passo no processo de planejamento de recursos humanos é entender o contexto da gestão desses recursos. Gestores de recursos humanos devem compreender tanto os ambientes internos quanto os externos. Os dados sobre ambientes externos incluem: o estado geral da economia, tecnologia, indústria e concorrência, regulamentos do mercado de trabalho e tendências, taxa de desemprego, habilidades disponíveis e a distribuição por idade e sexo da força de trabalho. Os dados internos necessários incluem: planos de curto e longo prazo, estratégias organizacionais e o estado atual dos recursos humanos da organização.

Previsão da demanda de Recursos Humanos

O objetivo da previsão é determinar o número e o tipo de funcionários necessários no futuro. A previsão deve considerar o passado e as necessidades atuais, bem como futuras direções da organização. A previsão é um dos métodos utilizados para estimar futuras necessidades de recursos humanos através da recolha de necessidades das diversas unidades organizacionais.

Analise de estoque

As organizações podem contratar pessoal a partir de fontes internas e externas. O método de estoques é uma das técnicas utilizadas para manter o controle de abastecimento interno. Habilidades de estoques são sistemas manuais ou computadorizados que mantêm registros de experiência do empregado, educação e habilidades especiais. A previsão de fornecimento de funcionários projetadas para aderir à organização de fontes externas, dadas as atividades de recrutamento atuais, também é necessário.

Reconciliação e Planejamento

A etapa final do planejamento de recursos humanos é o desenvolvimento de planos de ação com base nas alternativas de análise de dados reunidos e disponíveis. A questão fundamental é que os planos devem ser aceitáveis ​​para a gestão os superiores e funcionários. Os planos devem ser priorizados e seus principais envolvidos e as barreiras para o sucesso identificados. Alguns destes planos incluem plano de utilização de empregado, plano de avaliação, treinamento e de gerenciamento de plano de desenvolvimento e fornecimento de recursos humanos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível