×
Loading ...

As etapas da produção de um jornal impresso

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando você vai até o quintal todos os dias e apanha o jornal da manhã, provavelmente, se pergunta sobre as manchetes em vez de pensar o que aconteceu na produção do jornal. Embora cada um seja um pouco diferente, as etapas de produção são notavelmente simples. Muitas pessoas diferentes executam uma variedade de funções antes que o jornal esteja em suas mãos.

Um jornal tem várias etapas de produção, culminando na impressão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Coleta de notícias

Seja o jornal diário, semanal ou mensal, a primeira etapa de produção é a coleta de notícias. Essa coleta pode ter várias formas, incluindo entrevista, reportagem e redação, tirar fotos, organização de comunicado à imprensa e compilação de cartas ao editor. Cada inclusão no jornal é reunida durante esse tempo, que pode durar um dia ou vários, dependendo da programação do jornal. As notícias são reunidas por uma combinação de repórteres, fotógrafos, editores e até mesmo estagiários.

Loading...

Publicidade

Para ganhar dinheiro, o jornal depende da renda de anúncios. Por conta de alguns jornais serem grátis e outros custarem uma taxa nominal, a renda significante vem de anunciantes. Dessa maneira, cada jornal possui uma equipe de propaganda responsável por vender espaços para anúncios para empresas. Alguns anúncios podem ser locais, enquanto outros a nível estadual ou nacional. Eles são vendidos em diferentes tamanhos e formas e colocados por toda a parte das páginas do jornal.

Diagramação

A etapa de diagramação do jornal é o processo no qual o conteúdo editorial e os anúncios são colocados no jornal, editados e finalizados. Em pequenas empresas, a equipe editorial e/ou de publicidade deve fazer esse trabalho. Em editoras maiores, uma equipe de diagramação é responsável por essa etapa. As páginas são feitas com um programa tal como Adobe InDesign ou Quark XPress, depois o conteúdo é revisado por editores e os anúncios são verificados por um gerente de publicidade.

Impressão e distribuição

A etapa final da produção de um jornal é o processo de impressão. Assim que o jornal for diagramado, ele é enviado eletronicamente para uma gráfica. Para jornais grandes, as instalações de impressão ficam geralmente no mesmo prédio da equipe de publicidade e editorial do jornal. As imagens do jornal são carregadas na impressoras e as cópias são impressas, dobradas, empilhadas e agrupadas. A partir disso, elas são enviadas (ou apanhadas) pelos jornaleiros que entregarão os jornais de porta em porta, os colocarão em caixas de correspondência ao redor da comunidade e os deixarão em lojas e bancas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...