×
Loading ...

Etapas para retrolavagem de filtros

A retrolavagem é essencial para manter o filtro de sua piscina funcionando com eficiência. Esse procedimento reverte o fluxo de água através do filtro para remover quaisquer resíduos que possam estar presos e evitando o fluxo normal. Você deve fazer a retrolavagem em filtros de areia ou de terra de diatomácea regularmente. Você não tem que fazer esse processo com filtros de cartucho, mas é preciso limpá-los. Embora o procedimento básico de retrolavagem seja o mesmo para filtros de diatomácea e areia, ele pode ser um pouco diferente para certas marcas. Sempre leia o manual antes de realizar um procedimento novo.

Instruções

Faça uma retrolavagem em sua piscina regularmente, para manter a água sempre limpa (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Localize a válvula de retrolavagem. A válvula de "empurre-puxe", também conhecida como "válvula lateral", é um pistão na lateral da divisória do seu filtro. Mova esse pistão para baixo ou para cima para abrir o fluxo de água para dentro do filtro, ou para fora dele. Em filtros de diatomácea, puxar o pistão geralmente fará a retrolavagem. Em filtros de areia, geralmente ocorre o contrário -- empurre o pistão para baixo para iniciar a retrolavagem do filtro. Para aqueles filtros com múltiplas válvulas, procure por uma que tenha escrito "retrolavagem".

    Loading...
  2. Faça a retrolavagem toda semana. Adicione água à piscina se o nível estiver baixo. Desligue a bomba e abra a válvula de retrolavagem. Esvazie o cesto de folhas e recoloque-o. Religue a bomba e espere até que a água que sai na tubulação de dejetos esteja limpa. Em filtros de diatomácea, faça o processo de retrolavagem e religue a água, para que ela passe através do filtro repetidamente por cinco minutos. Adicione mais pó ao filtro quando o processo tiver terminado. Se o medidor de pressão subir para além de 10 psi, faça a operação com mais frequência.

  3. Use produtos químicos quando a retrolavagem não mais funcionar. Compre o limpador de filtro apropriado em uma loja de produtos de manutenção de piscinas e despeje-o dentro do filtro de areia, seguindo as instruções do fabricante. Remova as grades do filtro de diatomácea e mergulhe-as na solução química apropriada. Mantenha a válvula. Você deve lubrificar os anéis "O" uma vez por ano, removendo o pistão e aplicando um lubrificante. Se houver vazamento, a vedação deverá ter estourado e deverá substituir o selo rompido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...