Etiqueta adequada para os cartões de agradecimento

Escrito por tamara runzel | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Etiqueta adequada para os cartões de agradecimento
Dicas de etiqueta para ter em mente ao escrever os seus cartões de agradecimento (silver thank you image by Brett Mulcahy from Fotolia.com)

Escrever um cartão de agradecimento parece ser uma tarefa bastante simples, mas existem algumas regras de etiqueta para se lembrar. Esses cartões são escritos para expressar a gratidão por qualquer presente que tenha recebido. Eles permitem que o destinatário se sinta apreciado, fazendo com que seja mais provável que ele se lembre do seu reconhecimento no futuro. Mantenha algumas orientações de etiqueta em mente na próxima vez que escrever um cartão como esse.

Outras pessoas estão lendo

Ideias básicas

Você deve escrever à mão qualquer tipo de nota de agradecimento. Cartões em branco, cartões postais, papéis de carta pessoais ou cartões de agradecimento são materiais aceitáveis para escrever o seu bilhete. Não compre cartões de agradecimento já impressos nem envie um e-mail para agradecer a alguém que lhe deu um presente. Os e-mails não têm um toque pessoal e os cartões pré-fabricados dão a impressão de que você não tem tempo para agradecer pessoalmente pelo presente.

Quem deu o presente

Qualquer pessoa que lhe der um presente deve receber um cartão de agradecimento. De acordo com a jornalista Leslie Harpold do "Morning News", uma boa pergunta a fazer a si mesmo para ajudar a determinar se você precisa escrever um cartão é: "Eu vivo sob o mesmo teto que o a pessoa que me presenteou?" Se a resposta for não, então você precisa escrever algo. O cartão deve ser escrito pela pessoa que tiver recebido o presente, não peça para outra pessoa fazer isso por você. As únicas exceções a essa regra são se for um presente da família, um presente para um casal ou se a pessoa que recebeu o presente for muito jovem para escrever a sua própria nota de agradecimento.

Dentro do cartão

Dentro do cartão, refira-se à pessoa que lhe deu o presente. Em seguida, mencione o presente em específico. Por exemplo, se você recebeu um conjunto de pratos, em vez de dizer apenas, "Obrigado pelos pratos", você pode escrever: "Obrigado pelo belo conjunto de oito pratos azuis ornamentados". Você também deve mencionar como ou quando pretende usar o presente. Caso tenha recebido mais de um presente de alguém, é preciso mencionar cada um. Também convém falar sobre o seu relacionamento com o destinatário antes de expressar sua gratidão novamente e concluir o cartão.

Situações

A regra de etiqueta adequada exige que você envie cartões de agradecimento para uma série de situações diferentes. É recomendável fazer isso nos seguintes eventos: presentes de casamento, de chá de panela e de bebê, após uma entrevista de emprego, de férias ou aniversário, de formatura, de inauguração, de Bar ou Bat Mitzvá e quando um anfitrião o tiver levado para um evento especial. Você pode optar por enviar um cartão de agradecimento após ter recebido flores de solidariedade, cartas, lembranças de funeral ou doações para uma pessoa falecida, embora não seja necessário.

Período

O melhor momento para enviar um cartão de agradecimento é logo após ter recebido o presente, se possível dentro de uma semana. Caso não o envie dentro de uma semana ou duas, ainda é ato de cortesia enviar um. Ao escrever um cartão atrasado, não dê desculpas e coloque algumas frases atenciosas a mais na sua mensagem. Os presentes de casamento permitem um pouco mais de tempo para obterem respostas de gratidão, geralmente até um mês após ter retornado da lua de mel. É sempre útil ter algumas folhas de carta simples e selos disponíveis, assim você pode escrever uma nota de agradecimento sempre que necessário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível