A etiqueta adequada ao jantar em um restaurante de luxo

Escrito por lisa maire | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A etiqueta adequada ao jantar em um restaurante de luxo
Há uma série de regras gerais de etiqueta que deve-se seguir ao comer em um restaurante elegante (NA/Photos.com/Getty Images)

Ao jantar em um restaurante requintado, é importante ser versado na etiqueta adequada para que seu comportamento esteja alinhado com as expectativas do estabelecimento, assim como a dos demais convidados. Não importa a razão para estar jantando em um restaurante sofisticado, o importante é seguir sempre as regras básicas de etiqueta. Usando bom senso e lembrando de algumas regras básicas de boas maneiras a serem adotadas, mostrar a etiqueta apropriada em um restaurante caro não será um problema.

Guardanapos

Assim que se sentar à sua mesa, pegue o guardanapo e coloque-o em seu colo, onde ele deve ficar durante toda refeição. Se precisar sair da mesa, coloque o guardanapo ao lado de seu prato, mas nunca em seu assento. Durante a refeição, nunca use o guardanapo para limpar a si mesmo ou seu rosto, tampouco em talheres, use-o simplesmente para passar delicadamente sobre sua boca. Ao deixá-lo ao lado do seu prato, não há necessidade de dobrar, mas ele deve ser colocado livremente e bem em cima da mesa, e não amassado em um canto.

Talheres

Assim que a refeição for servida, comece a usar os talheres mais distantes de seu prato, e use os talheres mais internos a medida que cada prato for servido. Estabelecimentos sofisticados já dispõem os talheres na ordem correta de acordo com a ordem dos alimentos. Seu garfo de salada deve estar localizado no lado esquerdo - mais afastado do prato - ao lado do guardanapo. Na sequência, estará o garfo para ser usado durante o prato principal, seguido pelo talher de sobremesa - mais próximo ao prato, do lado esquerdo. Acima dos garfos, você irá encontrar a sua faca de manteiga e prato. Do lado direito do prato estará a colher de sopa - a mais distante - seguida da colher de chá, e então pela faca de jantar, que será colocada mais próxima do prato.

Boas maneiras gerais à mesa

Durante o jantar, não comece a comer até que todos na mesa tenham recebido seus pratos. Mantenha sempre os cotovelos fora da mesa ao comer e sua mão não dominante deve ser deixada no seu colo enquanto não estiver em uso. Você só deve usar a sua mão não dominante durante o corte de alimentos e para passar manteiga no pão. Nunca tente alcançar algo longe de você na mesa; se um item estiver a mais do que um braço de distância, peça a alguém para pegar para você. Ao passar os saleiros e pimenteiros, passe-os sempre juntos.

Comer

Durante a refeição, o garfo só deve ser usado para perfurar suavemente e pegar comida, e nunca para equilibrar alimentos. Se precisar pegar pequenos vegetais como grãos de milho ou ervilhas soltas, use a sua faca de jantar para segurá-los firmes enquanto você os perfura com um garfo. Nunca assopre a comida, deixe esfriar por conta própria. Ao terminar de comer, coloque os talheres em seu prato para sinalizar que já terminou.

Conversa durante o jantar

A conversa durante o jantar deve ser sempre apropriada em um restaurante elegante. Evite assuntos polêmicos que possam ofender alguém em sua mesa ou em uma mesa próxima. Evite discutir política ou religião e sempre abstenha-se de usar linguagem vulgar. Fale em tons de voz normais, mesmo se o restaurante estiver um pouco barulhento, gritar nunca é apropriado. Desligue o seu telefone para que ele não toque durante a refeição e nunca converse no celular à mesa, mesmo que a refeição ainda não tenha sido servida. Se você precisar usar seu telefone para ligar para alguém ou enviar uma mensagem, desculpe-se e discretamente vá a algum lugar privado, como o banheiro.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível