Etiqueta para agradecer presentes dos vizinhos

Escrito por angela brady | Traduzido por regina fleck
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Etiqueta para agradecer presentes dos vizinhos
Às vezes, um presente de agradecimento é mais apropriado do que um bilhete (gift image by Horticulture from Fotolia.com)

Receber presentes é sempre bom, mas saber como expressar gratidão adequadamente pode ser difícil, ainda mais se os envolvidos não são íntimos ou se conheceram faz pouco tempo. A maneira correta de expressar gratidão depende do valor do presente e da razão pela qual foi dado.

Outras pessoas estão lendo

Presente pequeno

De acordo com o "Miss Manners' Guide to Excruciatingly Correct Behavior" ("Guia da Senhorita Boas Maneiras para comportamentos dolorosamente corretos", em tradução livre), se um vizinho novo aparece com um pequeno gesto de amizade, como flores, por exemplo, um agradecimento sincero e um sorriso genuíno, já são uma ótima forma de agradecer. Convidar o vizinho para tomar um chá e conversar é um gesto amigável que sugere vontade de conhecê-lo melhor e começar uma relação duradoura. Se ele aparecer com um prato de biscoitos, é educado devolver o prato com a sua própria especialidade caseira.

Etiqueta para agradecer presentes dos vizinhos
Uma conversa amigável pode ser um gesto de gratidão amável por um presente pequeno e mais barato (bouquet image by Eric BENSOUSSAN from Fotolia.com)

Presente moderado

Quando o vizinho aparece com um presente de valor entre R$ 40,00 e R$ 100,00, é de bom tom convidar a família para o almoço ou o jantar no final de semana seguinte. Por exemplo, se o presente foi uma garrafa de vinho, sugira uma reunião na noite de sexta, para que possam degustá-lo. Se você foi convidado para jantar, retribua o gesto, oferecendo uma janta.

Etiqueta para agradecer presentes dos vizinhos
Se um vizinho lhe trouxer um vinho, é atencioso de sua parte convidá-lo para apreciá-lo com você (low view of a wine glass with wine and grapes and napkin image by David Smith from Fotolia.com)

Presente caro

Se um novo vizinho o presentear com algo caro, tudo o que foi dito acima e mais se aplica. Um obrigado efusivo e um abraço são um bom começo, mas deve ser seguido de um cartão de agradecimento e um convite para jantar. Se o presente for algo para a casa, deve ser posto em um lugar de honra quando os vizinhos forem visitar. Lembre-se de que se um vizinho gastou um bom dinheiro com um presente, certamente gosta muito de você. Presentes caros implicam uma amizade próxima, então deixe claro o quanto você gosta do seu vizinho, não só do presente.

Etiqueta para agradecer presentes dos vizinhos
Um presente caro e repentino requer um cartão de agradecimento e um gesto em troca (vase image by Janet Wall from Fotolia.com)

Favores

Os favores devem ser retribuídos com gentileza, enquanto outros requerem um agradecimento simbólico também, de acordo com o "The Little Pink Book of Etiquette" ("O livrinho cor-de-rosa de etiqueta", em tradução livre). Se o vizinho guardar sua correspondência quando você viajar, faça o mesmo quando ele viajar. Se ele alimentar seu gato nesse período, traga uma pequena lembrança de onde quer que você tenha ido. Se o vizinho alimenta e passeia com o seu cachorro, rega as plantas e limpa sua piscina enquanto você está viajando, leve um presente melhor, como uma peça de artesanato local, e retribua o favor quando ele viajar.

Etiqueta para agradecer presentes dos vizinhos
Às vezes, um pequeno presente e um favor em troca são apropriados (dog walking image by Jana Lumley from Fotolia.com)

Ocasiões

Se um vizinho novo lhe der um presente de aniversário, um bilhete de agradecimento já é suficiente. Se o presente for dado em uma ocasião em que se trocam presentes, como o Natal, é educado retribuir com um presente de valor, mas um bilhete de agradecimento não é necessário.

Etiqueta para agradecer presentes dos vizinhos
Um presente de agradecimento não é necessário no caso de um presente de aniversário, mas um bilhete de agradecimento sempre cai bem (happy birthday image by Photoeyes from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível