on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Etiqueta para confirmação de presença em casamentos

Atualizado em 17 abril, 2017

Os cartões de confirmação de presença e a resposta dos convidados no prazo indicado podem ser um problema para um casal de noivos. A redação adequada do convite, indicando claramente o pedido da confirmação, de maneira educada, mas firme, pode ser um desafio. O que fazer frente ao não recebimento de uma confirmação é outro obstáculo que o casal deve superar de maneira educada e graciosa. Seguir as regras gerais de etiqueta pode ser um guia útil para superar as dificuldades.

Os cartões de confirmação de presença podem se tornar uma fonte de estresse para os noivos se não retornarem em tempo hábil (invitation mariage image by Christophe Thélisson from Fotolia.com)

Redação

Atualmente, os convites de casamento apresentam um cartão à parte com as instruções para confirmação de presença. Ele deve incluir o telefone ou e-mail para contato e o nome da pessoa responsável, assim como o prazo para confirmação ou não da presença no evento.

Loading...

Número de convidados

O número de convidados é sempre indicado no envelope ou nos convites individuais. O cartão de confirmação de presença não indica o número de convidados. Simplesmente escreva "Senhor Cardoso e convidada", por exemplo, ou então "Sr. e Sra. Cardoso", se for o caso. As crianças não precisam ser nominadas.

Quando solicitar confirmação de presença

Envie ou entregue o convite seis semanas antes do evento e solicite que a confirmação seja enviada com pelo menos duas semanas de antecedência da data da festa. O salão e o bufê geralmente precisam de uma contagem final dos convidados para os últimos ajustes, de modo que é imperativo solicitar o retorno das confirmações em tempo hábil. Não se esqueça de incluir todas as informações de contato da pessoa ou empresa responsável no cartão de confirmação de presença. Esse detalhe é importante e aumenta as chances de você receber rapidamente as respostas dos convidados.

Quando os convidados não confirmam a presença

Se os convidados não confirmarem a presença até a data indicada, as regras de etiqueta permitem o contato através de um telefonema. Se o casamento for simples, e não houver uma empresa responsável pela tarefa, o pai ou mãe da noiva pode realizar o contato. Essa responsabilidade pode também ser atribuída a uma das madrinhas. Se não conseguir contato na primeira tentativa, deixe uma mensagem educada indicando o motivo da ligação. Informe que tentará novamente no dia seguinte ou mais tarde, ainda na mesma semana. Se não encontrar a pessoa na segunda vez, informe que, infelizmente, por não ter tido resposta confirmando a presença, presumiu-se que ela não poderá comparecer ao evento.

Escolha do cardápio

Se for servir um jantar, informe no cartão de confirmação as opções do cardápio. Liste-as e solicite que que os convidados indiquem suas preferências no momento da confirmação da presença. Deverão ser incluídas as escolhas de todos os que comparecerão, inclusive as crianças. Para contemplar todos os gostos e estilos de vida, uma refeição vegetariana deve ser incluída. Se o convidado tiver alguma restrição alimentar, deve indicá-la.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...