Etiqueta para convites de casamento que inclui pais divorciados do noivo ou da noiva

Escrito por janece bass | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Etiqueta para convites de casamento que inclui pais divorciados do noivo ou da noiva
Convites de casamento têm uma etiqueta apropriada (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Usar a etiqueta e as palavras apropriadas em seus convites de casamento quando existem três conjuntos de pais realizando o evento evita complicações, como deixar alguém de fora ou ferir os sentimentos de alguém. Escolha as melhores palavras para o convite de acordo com o nível de formalidade de seu casamento, quem está pagando -- ou realizando -- o evento, e o relacionamento que você e seu noivo têm com todos os envolvidos.

Outras pessoas estão lendo

Convite em nome dos pais

Faça uma lista com cada conjunto de pais no convite se todos estiverem pagando pelo casamento, ou se for importante para você e seu noivo. Casamentos formais geralmente incluem ao menos os nomes dos pais da noiva. Se os pais da noiva são divorciados e casaram-se novamente, e todos estejam participando do evento, os convites devem trazer o seguinte:

"O Sr. e a Sra. Pedro Souza e o Sr. e a Sra. Augusto Lima e o Sr. e a Sra. Marcos Oliveira têm a honra de convidar você para o casamento de seus filhos..."

A mãe da noiva aparece primeiro, seguida pelo pai, seguido pelos pais do noivo. Se os pais divorciados da noiva também estiverem participando do casamento, e você também quer incluir os pais do noivo, pode seguir o exemplo seguinte:

"O Sr. e a Sra. Pedro Souza têm a honra de convidar você para o casamento de sua filha Maria Laura Souza e de Pedro Lima filho de ..."

Se os pais do noivo se divorciaram e casaram novamente, a mãe da noiva deve aparecer primeiro, seguida pelo pai, usando o mesmo formato. Se a mãe da noiva não se casou novamente, não é necessário usar nenhum título, e sim o nome de casada dela primeiro, a menos que ela tenha voltado a adotar seu nome de solteira, caso em que você listaria primeiro seu nome de solteira.

No caso de um casamento menos formal, ou se você quiser incluir o nome de cada pai, liste-os como "Márcio e Janete Souza e Laura Lima".

Convite em nome do casal

Usar convites que listam apenas o nome da noiva e do noivo é uma boa opção se você estiver bancando seu próprio casamento, não quer excluir ou incluir alguns pais ou madrasta/padrasto, ou deseja evitar o excesso de nomes para não confundir seus convidados.

Se todos estão contribuindo para os custos do casamento, você pode seguir este exemplo:

"Juntamente com seus pais, Maria Laura Souza e Pedro Lima têm a honra de convidar você para seu casamento..."

Ou simplesmente envie os convites em nome de vocês dois:

"Maria Laura Souza e Pedro Lima têm a honra de convidar você..."

O que considerar

O casamento deveria unir mais suas famílias e criar ou fortalecer laços afetivos e relacionamentos que ambos têm com seus familiares. Se um de vocês tem um padrasto ou madrasta que não deseja incluir em seu convite atual, ou, pior, se o outro pai se sentiria ofendido, você pode escolher não mencionar qualquer nome nos convites, e incluir o nome dos seus pais no programa do casamento. Antes de encomendar toda a papelada para a cerimônia, sobretudo os convites, dê a cada pai uma cópia de seus planos para lidar com queixas e preocupações. Assim, você evitará surpresas, e poderá ajustar o texto, se necessário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível