A etiqueta de flores no teatro

Escrito por siva stephens | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A etiqueta de flores no teatro
Expresse sua apreciação, dando flores para o seu ator favorito (bouquet image by papydiesel from Fotolia.com)

Muito já foi escrito sobre a etiqueta do teatro: o que vestir, onde sentar, quando aplaudir e quando ficar em silêncio. Uma área sobre a qual não se fala muito é o protocolo de dar flores para os atores. Nós todos vimos os filmes onde a atriz reclina em seu camarim cercada por gloriosos buquês, ou o ator retorna ao palco com um arranjo de rosas em seus braços - e como tudo o mais no teatro, há tradições e costumes em torno de tributos florais também.

Outras pessoas estão lendo

Superstições de flores

Há centenas de superstições a respeito do teatro, então não é surpreende que existam rituais envolvendo flores também. É considerado muito azar receber flores na porta do teatro antes de uma performance, mas muito boa sorte obtê-las após o retorno ao palco. Também há uma outra superstição de que flores reais nunca devem estar no palco. Algumas companhias de teatro, tradicionalmente, dão ao diretor um buquê após a apresentação final - um buquê que tenha sido roubado de um cemitério.

Noite de abertura

A noite de abertura é uma ocasião consagrada para dar flores a um ator - é uma maneira de desejar o bem ou felicitá-lo por um trabalho bem feito. As estreias são geralmente agitadas e estressantes para os artistas, por isso, se você quiser que suas flores cheguem antes da peça, é melhor pedir que o florista entregue-as diretamente no teatro. (Não se esqueça de incluir um vaso como parte da entrega se quiser que as flores durem a noite toda.) Se o ator em questão não tiver um camarim, é mais indicado dar as flores pessoalmente após a peça, assim ele não terá que achar um lugar para manter o buquê durante a performance.

Antes da peça

Alguns teatros preferem que as flores sejam entregues nos bastidores antes do espetáculo, e alguns proibem a prática, devido à falta de espaço. Ligue para a bilheteria para descobrir qual protocolo seguir - e se você levar as flores pessoalmente não se surpreenda se não tiver permissão para entregá-las diretamente ao destinatário. Alguns teatros não permitem ninguém, além do elenco e da equipe, nos bastidores antes de uma performance.

Depois da peça

Em alguns lugares há o belo costume no qual membros da platéia vão aos bastidores após um espetáculo parabenizar os artistas, e se isso acontece em seu teatro, é um bom momento para entregar suas flores. Muitas vezes há regras contra aproximar-se do palco durante o retorno dos artistas (ou o espaço da orquestra o torna inacessível), mas você pode encontrar seu amigo no camarim ou no lobby após a peça e dar-lhe o buquê naquele momento. Se você levar flores para o teatro para entregar depois da performance, considere onde irá deixá-las durante a peça pois é perigoso colocá-las no chão do corredor, e se o perfume delas for muito forte poderá perturbar as pessoas ao seu redor.

Jogar flores no palco

Em alguns locais (especialmente em teatros ao ar livre), é comum jogar flores no palco depois de uma performance, especialmente quando os atores retornam ao palco. Se você estiver assistindo uma peça em um teatro que mantém essa tradição (ligue para a bilheteria e verifique, para ter certeza), participe de uma maneira inteligente. Lance hastes únicas de flores leves, como rosas ou margaridas, não buquês inteiros. Certifique-se de que todos os espinhos foram retirados e jogue as flores suavemente ao invés de lançá-las com força na direção dos atores. O objetivo é uma suave chuva de flores na frente do palco, e não uma massa de vegetação sob os pés dos atores, você não quer realmente que ninguém "quebre uma perna."

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível