Etiqueta para um funeral e quem compra as flores para o caixão?

Escrito por stephanie mitchell | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Etiqueta para um funeral e quem compra as flores para o caixão?
Um comportamento apropriado para um funeral é praticamente como em qualquer outra cerimônia (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Não importa se é íntimo da família do falecido ou um conhecido distante, você pode sentir que não sabe o que dizer em um funeral ou se precisa levar flores. Como um enlutado, não é de se esperar que esteja na sua melhor forma. A maior parte da etiqueta para funerais é simplesmente o bom senso; leve uma atitude respeitosa e um coração solidário e você não fará errado.

Outras pessoas estão lendo

Flores para o caixão

As flores que são pousadas no caixão em um funeral são chamadas de ramos de flores para caixão, e geralmente só são compradas pelos parentes mais próximos do falecido. Se não houver parentes próximos, é apropriado que a família ou os amigos próximos comprem flores para o caixão. Se não houver amigos pessoais ou familiares capazes de fornecê-las, conhecidos de negócios, relações distantes ou a comunidade religiosa ou social do falecido em geral poderão comprá-las.

Etiqueta para um funeral e quem compra as flores para o caixão?
As flores pousadas no caixão normalmente são compradas pelos familiares (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Arranjos de tampa

Se o falecido tiver filhos jovens vivos ou netos, eles podem comprar buquês ou outros arranjos pequenos de flor para colocar dentro do caixão, comumente da flor favorita do falecido ou em desenhos que representem coisas que eram importantes para ele. Elas são chamadas de arranjos de tampa, e são enterradas com o falecido. Embora eles sejam dados na maioria das vezes por crianças, qualquer um que tinha uma relação especial com o falecido pode dá-los. É apropriado pedir a permissão do parente mais próximo antes de comprar um arranjo de tampa.

Etiqueta para um funeral e quem compra as flores para o caixão?
Muitas vezes, os arranjos de tampa são feitos em forma de cruz ou coração (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O que fazer

Diferentes religiões e culturas têm costumes distintos para os serviços funerários, mas alguns itens básicos de etiqueta são universais. Descubra antes da cerimônia qual será o código de vestimenta; se a informação não estiver disponível, vista-se modestamente e em cores mais escuras. Preto dos pés à cabeça não é necessário, e algumas famílias solicitam especificamente que os enlutados não o use de forma alguma. Aborde os enlutados e ofereça suas condolências, mesmo se não os conhecer bem. Também é apropriado enviar um cartão, antes ou depois do funeral. Assine o registro com o seu nome e a sua relação com o falecido. Leve flores ou faça uma doação para uma instituição de caridade em homenagem ao falecido ou providencie para levar comida para a família durante a primeira ou segunda semana após a perda.

Esses atos simples mostram que, mesmo se não souber o que dizer, estará à disposição para a família no momento de luto.

Etiqueta para um funeral e quem compra as flores para o caixão?
Respeite o luto da família e ouça mais do que fala (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O que não fazer

Muito do que é considerado má etiqueta no funeral é o mesmo da etiqueta para qualquer cerimônia ou evento público: garanta que o seu celular esteja desligado, assegure de que seus filhos estejam sob controle, não leve comida para a cerimônia, a menos que seja necessário por razões médicas. Em um funeral, também é falta de educação evitar a família do falecido. Mesmo se achar que não sabe o que dizer ou como pode fornecer conforto, é importante dizer "olá" para o enlutado quando chegar e "adeus" quando sair. Não é preciso dizer muito, apenas para fazer repercutir a sua presença e simpatia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível