Mais
×

Etiqueta para notas de agradecimento para presentes corporativos

Atualizado em 21 novembro, 2016

Embora muitas pessoas se lembrem de presentes de casamento ou para o bebê quando pensam em notas de agradecimento, existem outras ocasiões apropriadas para notas de agradecimento. Quando receber um presente de um chefe, de um sócio ou de um cliente, a etiqueta diz que você deve enviar uma nota de agradecimento. Não só será uma boa ideia, mas poderá ajudar na construção de uma relação com aquele que deu o presente.

Siga a etiqueta apropriada depois de receber um presente corporativo (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Tipo

Apesar do e-mail ter se tornado um meio conveniente e até mesmo preferido de comunicação em várias oportunidades, evite enviar notas de agradecimento através de e-mails. O e-mail tem um tom informal e uma nota de agradecimento poderá ser ignorada e não ser totalmente pensada. Em vez disso, escreva a nota de agradecimento em uma folha de papel timbrado e envie pelos correios em um envelope com a logomarca da empresa impressa sobre ele. Apesar de desejar que a nota fique profissional, será melhor escrevê-la à mão em vez de digitá-la para dar um toque pessoal à nota.

Saudação

Escolha a saudação para a nota, baseado em como você saudaria normalmente o recipiente. Por exemplo, se um colega lhe desse um cartão, e você normalmente se refere a ele pelo seu primeiro nome, sinta-se livre para começar a sua nota de agradecimento com um "Estimado Beto". Use uma saudação mais formal, como "Estimado Dr. Silva", para alguém com o qual você possua um relacionamento mais formal.

Corpo da nota

Comece a nota agradecendo simplesmente a pessoa pelo presente que ela lhe deu. Inclua uma linha sobre como você usará o presente. Por exemplo, "minha esposa e eu gostamos de beber vinho e ficamos gratos de acrescentar mais uma garrafa à nossa coleção". Dessa forma, você está reconhecendo o presente e demonstrando à pessoa como gostou dele.

Termine a nota de agradecimento com uma frase sobre a sua relação de negócios com a pessoa. Por exemplo, diga algo como "espero poder trabalhar com você em outro projeto brevemente". Não há necessidade da nota ser excessivamente longa. Algumas frases funcionarão bem. Termine a nota com uma frase como "obrigado novamente" ou "atenciosamente".

Período de tempo

O período de tempo para o envio da nota também é importante. Se você deixar o tempo passar, o envio da nota se tornará estranho e a pessoa que lhe deu o presente poderá pensar que você a ignorou. É melhor enviar a nota de agradecimento assim que tiver recebido o presente. Se você não enviá-la dentro de um dia ou mais, tente encaminhá-la pelos correios em até duas semanas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article