Etiqueta para roupas femininas formais

Escrito por julie hampton | Traduzido por sheila bratti
Etiqueta para roupas femininas formais

Trajes formais femininos

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

As mulheres devem seguir a etiqueta ao se vestirem para um evento formal. Vestimentas formais são exigidas em casamentos, jantares de gala e bailes de debutante, dentre outras ocasiões. Roupas formais femininas podem incluir vestidos longos ou curtos. Os dois tipos de roupas formais são black tie e white tie. Há várias subcategorias que são mais informais.

Outras pessoas estão lendo

Black tie

Use um vestido formal longo para um evento do tipo black tie. O vestido geralmente chega até os tornozelos e é acompanhado de sapatos que combinam. Não há restrição de cor. Um conjunto formal de blusa e saia também é apropriado. Durante o verão, e dependendo da formalidade do evento, vestidos mais curtos são aceitáveis. No caso de um vestido curto, ele não deve ser muito chamativo e o comprimento não deve ser menor que dois a três centímetros acima do joelho. Certifique-se de que o vestido é adequado para o seu tipo de corpo. Um decote em V funciona bem para mulheres que usam tamanhos maiores. Use um vestido com pregas e dobras perto da barriga para disfarçá-la.

Luvas

O uso de luvas é opcional. Quanto mais curta a manga do vestido, mais longa deve ser a luva. Luvas para ópera medem aproximadamente 60 centímetros. Para vestidos com mangas curtas, luvas de 50 centímetros são adequadas. Mangas três quartos são geralmente acompanhadas de luvas de 40 centímetros. Vestidos de mangas longas são usados com luvas que vão até o pulso. Esse visual é elegante e formal. Quando for cumprimentar alguém, retire suas luvas, bem como para comer e beber. Certifique-se de que o acessório não está frouxo nem muito apertado.

White tie

White tie é o tipo de vestimenta mais formal que existe. Esse estilo é mais comum na Europa que no Brasil. Também pode ser chamado de ultra-formal. As mulheres devem usar vestidos longos que sejam elaborados e elegantes. Os vestidos podem ser de dois tipos: de festa ou de noite. O primeiro é mais chamativo e tem saia completa — saias em arco ou anáguas são geralmente usadas com ele. O segundo tipo é mais justo e reto. Os vestidos podem conter vários materiais como pérolas, seda e renda. Devem ser acompanhados por joias elegantes e bolsas pequenas. As bolsas geralmente são feitas do mesmo material que o do vestido.

Combinando

Pergunte ao seu par o que ele vai vestir no evento. Tente coordenar e combinar as cores e estilos. Um casal que esteja vestindo dois looks diferentes não irá se complementar. O homem pode usar a faixa combinando com o vestido da mulher em um evento black tie, mas a faixa nunca deve ser usada no white tie. Nesse caso, o homem pode usar uma flor na lapela que seja de uma cor similar à do vestido da mulher.

Sapatos e acessórios

Incremente o traje formal com acessórios. Brincos, colares e pulseiras podem complementar um vestido formal simples. Diamantes, pérolas e pedras preciosas são aceitáveis. Só use bijuterias se elas parecem verdadeiras. Sempre experimente os sapatos com o vestido antes do evento. Certifique-se de que eles são suficientemente confortáveis para usá-los a noite toda. Sempre use roupas íntimas adequadas e que não aparecem por baixo do vestido. Há sutiãs e lingeries disponíveis em butiques e lojas de roupas para festas. A bolsa deve ser pequena e combinar com a roupa.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media