×
Loading ...

Como fazer uma etiqueta de roupas sem usar uma impressora

Atualizado em 17 abril, 2017

Quase todas as peças de roupa artesanais não têm um elemento-chave: a etiqueta com o nome do designer. Criar suas próprias etiquetas permite que insira um lembrete pequeno, mas diferente, do trabalho que foi para fazer aquela peça. Mesmo se não for um artesão, poderá encontrar outros usos para uma etiqueta de roupas. Você pode afixá-las em roupas infantis, para identificá-las facilmente. Com etiquetas bem escritas, as peças não serão trocadas por engano e poderão rapidamente ser encontradas.

Instruções

Costurar uma etiqueta nas peças de roupas é uma maneira de identificar o dono (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Fazendo etiquetas de fibra natural

  1. Coloque uma régua sobre a sua mesa de trabalho, para seguir como guia.

    Loading...
  2. Puxe a ponta de um carretel de fita de algodão.

  3. Meça uma seção do material que seja cerca de 1,2 cm maior do que a etiqueta desejada. Uma etiqueta de 5 cm deverá acomodar ao menos um nome e alguma outra informação, como um número de telefone ou o nome da empresa. Corte cada seção usando tesouras artesanais.

  4. Dobre 6 mm de uma das pontas do material. Costure a bainha no lugar à mão ou usando a máquina. Faça o mesmo na outra ponta.

    Fazendo etiquetas de fibra sintética ou de seda

  1. Coloque uma régua sobre a sua mesa de trabalho, para seguir como guia.

  2. Puxe a ponta de um carretel de fita de gorgorão ou de cetim.

  3. Meça o comprimento desejado para a etiqueta.

  4. Pressione uma máquina de cortar fita a quente ou uma ferramenta para gravar em madeira sobre o material e remova-o do carretel. Corte a fita verticalmente, para deixar as bordas bem retas. Outra opção é criar um corte diferente, como o chanfrado, usando a mesma máquina. O calor sela as fibras, para evitar que elas desfiem.

    Fazendo as etiquetas

  1. Coloque o carimbo de borracha, com a alça para baixo, sobre a mesa. Apare as seções levantadas da imagem usando um canivete. Isso garantirá que apenas a parte desejada do carimbo seja transferida para a etiqueta.

  2. Empilhe os pedaços de tecido sobre a mesa. Deixe a superfície livre. para que você possa colocar as etiquetas molhadas.

  3. Esprema tinta de tecido sobre um prato de papel. A quantidade de tinta dependerá do tamanho da etiqueta e de quantos pedaços você estiver fazendo.

  4. Mergulhe o carimbo diretamente na tinta. Cubra-o uniforme, mas levemente, para evitar que a tinta em excesso fique pingando e mancha a etiqueta. Deixe o mínimo possível de tinta no carimbo para estampar toda a imagem.

  5. Coloque uma etiqueta em branco na sua frente e centralize o carimbo sobre ela.

  6. Abaixe o carimbo em um movimento constante. Pressione-o sobre a etiqueta, com pressão uniforme. Não balance o carimbo para frente e para trás, pois isso poderá espalhar tinta na etiqueta e estragar a imagem. Remova-o do tecido também em movimento constante.

  7. Deixe a etiqueta de lado para que a tinta possa secar de acordo com as instruções do fabricante.

  8. Aplique tinta na imagem usando um pincel de ponta fina, se ela não se transferir completamente. Muitas etiquetas incompletas apenas precisam de um pequeno retoque.

Loading...

Dicas

  • Faça seu carimbo usando uma borracha grossa. Desenhe uma imagem invertida sobre ela e use um canivete para criar o carimbo.

Aviso

  • Se não aparar as porções menos levantadas do carimbo, ele poderá transferir tinta em excesso para a sua etiqueta e estragá-la.

O que você precisa

  • Régua
  • Carretel de fita de fibras naturais (de 1,2 cm a 3,5 cm de largura)
  • Tesoura
  • Agulha e linha (ou máquina de costura)
  • Carretel de fita gorgorão ou de cetim (de 1,2 cm a 3,5 cm de largura)
  • Máquina de cortar fita a quente ou ferramenta para gravar em madeira
  • Carimbo de borracha
  • Canivete
  • Prato de papel
  • Tinta de tecido
  • Pincel de ponta fina
Loading ...
Loading ...