Etiquetas de um funeral judeu para gentios

Escrito por lisa smith | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Etiquetas de um funeral judeu para gentios
Em um funeral judeu, mostre simpatia e respeito (Comstock/Comstock/Getty Images)

Quando um amigo ou familiar judeu morre, observar a etiqueta funeral irá ajudá-lo a expressar corretamente sua simpatia sem ofender ninguém. Os gentios (não judeus) precisam conhecer alguns fatos importantes para praticar esse rito o mais respeitosamente possível. No judaísmo, realizar atos de caridade, confortar os enlutados e orar em nome do falecido são considerados boas ações, ou mitzvá.

Outras pessoas estão lendo

Preparação

Antes da chegada do corpo ao funeral, um costume piedoso é ler Salmos sobre o corpo do falecido. Em seguida, o corpo é preparado, lavado e orado pelos membros da comunidade. Então, ele é vestido com uma mortalha branca e colocado em um caixão simples de madeira. O costume judaico desencoraja a preparação elaborada do corpo. Muitas vezes, um homem judeu é enterrado vestindo um talit, ou xale da oração. Se possível, os funerais judaicos ocorrem dentro de 48 horas após a morte da pessoa. Portanto, pode ser necessário que os enlutados façam planos de viagem de última hora. Não mande flores para a casa funerária ou sinagoga.

No funeral

Vista-se de uma maneira respeitosa, em cores escuras — terno para os homens e vestido ou saia para as mulheres. Algumas sinagogas exigem que as mulheres cubram o cabelo ou que os homens usem um solidéu (quipá), disponíveis na entrada. Ao contrário dos ritos católicos e cristãos ortodoxos, nos funerais judaicos o caixão fica fechado. Eles acontecem em uma casa funerária, capela ou sinagoga e incluem orações especiais e discursos fúnebres por um rabino ou pelos familiares. Siga as instruções do diretor da agência funerária ou do zelador da sinagoga. Assine o livro de visitas, tome seu lugar e fale em voz baixa. Caso esteja confortável fazendo isso, você pode participar do serviço religioso ficando de pé ou respondendo às orações que são lidas ou cantadas.

No enterro

O serviço fúnebre ocorre logo após o funeral. Os familiares e amigos próximos seguem o carro funerário em uma longa procissão. No cemitério, eles acompanham o falecido enquanto o rabino ou os oficiantes recitam orações e o caixão é abaixado para dentro do chão. Os espectadores participam do enterro revezando-se em jogar terra com a pá na sepultura aberta por, muitas vezes, três vezes. O oficiante dará a ordem na hora de começar. Depois de terminar, recoloque a pá na pilha de terra.

Fazendo a shivá

Habitualmente, os enlutados judeus fazem a shivá em sua casa. "Fazer a shivá" refere-se a um período de sete dias para receber os visitantes. Durante a visita, seja discreto e respeitoso. Partilhe memórias e anedotas sobre a pessoa falecida, se você o conhecia bem. É um gesto cortês levar comida para a casa, para que os enlutados não tenham que cozinhar em um momento tão difícil. Se a família segue a cashrut, certifique-se de levar os alimentos apropriados. Não leve flores. Note que é tradicional para a família rasgar suas roupas ou usar um pedaço rasgado de fita preta na lapela como símbolo de luto.

Em seguida

Envie uma carta de compaixão após o funeral, principalmente se você não pode comparecer. A família pode ter nomeado uma instituição de caridade especial para fazer doações em memória do falecido. Em alternativa, doe a uma instituição de sua escolha e coloque um cartão afirmando isso com a nota de compaixão. Outro presente significativo é doar um livro de orações especial ou dinheiro à sinagoga da pessoa falecida em seu nome. Ao visitar o túmulo, coloque uma pequena pedra no local como um sinal de sua presença. A lápide é erguida um ano após o sepultamento em uma cerimônia especial chamada de descerramento. Você pode ser convidado a assistir a cerimônia com outros amigos e familiares do falecido e, talvez, participar depois de uma refeição memorial.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível