Mais
×

Como evacuar funcionários cadeirantes

Atualizado em 23 março, 2017

Políticas e procedimentos de evacuação para várias ocasiões, de emergência ou não, podem já estar estabelecidos no seu local de trabalho. O método para evacuar funcionários cadeirantes vai depender da localização física deles no estabelecimento. Se os elevadores estiverem desligados durante uma emergência, será preciso fazer uma evacuação manual. É mais provável que sejam necessárias duas pessoas para evacuar cada cadeirante localizado num andar superior. Sem treinamento adequado, uma equipe encarregada da segurança, simulações de emergência e simplesmente estar atento aos seus colegas nessas condições, pode ser tarde demais para evacuá-los.

Instruções

Siga os procedimentos da sua empresa para evacuar funcionários cadeirantes (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Siga os procedimentos de evacuação da sua empresa para funcionários cadeirantes para garantir que eles deixem o prédio de maneira segura. Conheça sua rota de evacuação.

  2. Coordene-se com a equipe de segurança para avaliar quais ações são necessárias. Encarregue funcionários fisicamente capazes em número suficiente para fornecer transporte e assistência para todos os cadeirantes. Designe duas pessoas para auxiliar cada pessoa deficiente que precise de ajuda para se locomover.

  3. Localize e responsabilize-se por todos os seus funcionários cadeirantes. Siga as orientações de segurança e procure nas mesas, áreas de trabalho, salas de descanso, salas de reunião e banheiros. Cheque as escalas e cronogramas duas vezes; ligue para eles no celular para verificar sua posição e avisá-los de que a ajuda está a caminho.

  4. Empurre quaisquer pessoas deficientes em escritórios no térreo até uma área segura previamente estabelecida.

  5. Verifique se há cadeirantes nos andares superiores do seu prédio. Já que os elevadores provavelmente estarão desligados durante um procedimento de evacuação, você vai ter que usar as escadas.

  6. Leve a cadeira de rodas à escadaria, de maneira que você possa transportar o funcionário deficiente até o térreo em segurança. Ajude-o a se erguer e se apoiar nas duas pessoas que estarão ao seu lado. Depois, deixe que a pessoa seja segura em posição ereta e ajude-a a caminhar ou carregue-a completamente. Peça para uma pessoa fechar a cadeira de rodas e deixá-la na escada ou carregá-la com o braço livre.

  7. Se a pessoa deficiente for pequena, leve-a de cavalinho. Enquanto ela estiver na cadeira de rodas, deixe que ela agarre seu pescoço e ombros por trás. Ela precisará da capacidade de se segurar em você. Mova-se para longe da cadeira de rodas para libertar as pernas dela. Apoie as pernas com os braços abaixo das nádegas, às suas costas. Peça para alguém dobrar a cadeira de rodas e carregá-la até o térreo.

  8. Usando duas pessoas fisicamente capazes, mantenha a pessoa na cadeira de rodas. Vá até a escadaria e gire a cadeira para trás. Isto vai ajudar a evitar que a pessoa caia da cadeira enquanto desce. Caminhe com a cadeira descendo as escadas, uma pessoa na frente e a outra atrás, descansando nos patamares. A pessoa da frente pode descer de frente ou de costas.

  9. Carregue a pessoa deficiente na cadeira de rodas até um lugar seguro. Deixe que cada pessoa fisicamente capaz pegue uma alça da cadeira, levante-a e caminhe com a cadeira escada abaixo. A pessoa na cadeira deve estar virada para trás, de maneira que não caia.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article