Como evitar que antibióticos irritem seu estômago

Escrito por rachel nall | Traduzido por diego dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como evitar que antibióticos irritem seu estômago
Tomar antibióticos com comida enlatada minimiza a irritação no estômago (taking pills image by Albert Lozano from Fotolia.com)

Os antibióticos são bactérias matadoras poderosas que tem a habilidade de curar infecções. Os medicamentos não são livres de efeitos colaterais, comumente associados a dor no estômago que pode resultar em vômito e diarreia. Além disso, eles aumentam a probabilidade de ocorra refluxo ácido. Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para minimizar a irritação estomacal relacionada ao uso de antibióticos e continuar com sua dieta tendo menos efeitos colaterais.

Outras pessoas estão lendo

Restauração da flora intestinal a níveis normais

Tomar antibióticos pode causar diarreia porque eles matam bactérias saudáveis e normais que auxiliam a digestão, segundo o doutor Willian Sear. Para reduzir a irritação no estômago você pode ingerir bactérias acidófilas, o que é um probiótico suplementar que ajudar a restaurar o equilíbrio intestinal, reduzindo problemas estomacais e diarreia. Se estiver dando tais bactérias a crianças, geralmente dê apenas uma capsula por dia no período de duas semanas. Entretanto, sempre leia as recomendações antes de começar a utilização do medicamento.

Tome o medicamento juntamente com comida

Os antibióticos podem irritar o revestimento do estômago e causar desconforto. Para minimizá-la, tome os antibióticos com a ingestão de alimentos, o que reduz a interação entre o medicamento e os ácidos estomacais, de acordo com a universidade de medicina de Chicago. Outra medida que você pode adotar é beber um copo de água ou leite cheio e ingerir o remédio, minimizando as chances de dor estomacal.

Pratique hábitos saudáveis

Devido ao refluxo ácido e náusea serem efeitos colaterais do uso de antibiótico, é recomendado evitar alimentos que tendem a irritar o estômago. Entre eles podem ser citados o café, bebidas alcoólicas, chocolate, comidas gordurosas ou fritas. Deitar-se logo após a refeição podem aumento as chances de você ter refluxo ou dor no estômago. O hábito de fumar também contribuir para dor de estômago relacionado ao uso de antibióticos. Pode ser que queira tomar antibióticos para reduzir a quantidade que fuma e por fim até a capacidade de parar de fumar.

Avisos

Em alguns casos, os antibióticos podem causar reações alérgicas, especialmente a ingestão de penicilina e cefalosporinas, de acordo com o British National Health Service (serviço de saúde nacional britânico). Se seu desconforto estomacal é acompanhado por batimentos cardíacos acelerados, dificuldade de respirar e súbito sentimento de medo ou ansiedade contate um especialista. Além disso, pode ocorrer rápida queda da pressão arterial o que consequentemente pode ocasionar falta de lucidez. Embora sejam raras, essas reações alérgicas severas podem ocorrer e requerem tratamento imediato. Caso o dor no estômago persista também é aconselhado pedir ao médico para te dar doses menores, o que pode vir a minimizar os sintomas. Sempre consulte um especialista antes de tomar medicamentos contra diarreia para ter certeza de que eles interferem com os antibióticos que esteja tomando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível