×
Loading ...

Como evitar que batatas descascadas fiquem marrons

Atualizado em 17 abril, 2017

Certas frutas e legumes, como as batatas, ficam marrons assim que são descascados e expostos ao ar. As enzimas da batata reagem com o oxigênio presente no ar e criam as manchas marrons; esse processo é chamado de oxidação. A solução mais fácil para evitar isso é cozinhar as batatas imediatamente após descascá-las e cortá-las. Se não puder fazer isso, mergulhe-as em água fria, para evitar as manchas marrons. Essa solução simples permite que você prepare as batatas horas antes do cozimento.

Instruções

Mergulhe as batatas descascadas em água fria, para evitar a oxidação (potatoes image by Photoeyes from Fotolia.com)
  1. Encha uma tigela grande com água fria. Certifique-se de que a tigela utilizada suportará todas as batas descascadas. Utilize apenas água fria, pois a água quente pode iniciar o cozimento antes de você estar pronto.

    Loading...
  2. Descasque as batatas e imediatamente mergulhe-as completamente na tigela de água fria. O processo de oxidação começa rápido, portanto, você deve descascar rápido e colocar a batata na tigela tão logo possível. A água deve cobrir completamente a batata descascada.

  3. Se possível, espere para cortar as batatas em pedaços menores. Cortes adicionais expõem mais partes da batata ao ar, aumentando o risco de manchas marrons. É bom esperar para cortar as batatas só quando estiver pronto para cozinhá-las.

  4. Armazene a tigela com as batatas na geladeira, até estar pronto para cozinhar. Isso mantém a água na tigela fria, o que ajuda a desacelerar o processo de oxidação. Quando estiver pronto para cozinhar as batatas, simplesmente drene a água da tigela, seque as batatas (caso necessário) e cozinhe.

Loading...

Dicas

  • Muitas pessoas utilizam suco de limão junto com a água fria, para evitar as manchas marrons em frutas descascadas, como maçãs. Isso também pode ser feito com as batatas, contando que certo sabor de limão não interfira na receita.

O que você precisa

  • Tigela grande
  • 2 L de água fria
  • Suco de limão

Referências

Loading ...
Loading ...