Como evitar que meu bolo esfarele ao aplicar a cobertura

Escrito por lauren whitney | Traduzido por luciana ferraz
Como evitar que meu bolo esfarele ao aplicar a cobertura
Uma cobertura imaculada exige uma mão firme e uma camada anti migalhas (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Um marco de um bolo profissionalmente decorado é a cobertura imaculada. Um bolo caseiro, por outro lado, pode não ficar tão perfeito por que durante a cobertura, fragmentos e migalhas a penetram, deixando-a empelotada e manchada. A boleiras amadoras podem conseguir os resultados profissionais sem migalhas se seguirem as mesmas dicas e usarem as mesmas ferramentas que os padeiros costumam usar ao decorar seus bolos. Usar bolos resfriados e aplicar uma camada anti migalhas garante que a aparência final do bolo fique lisa e sem migalhas.

Instruções

    Prepare o bolo

  1. 1

    Desenforme o bolo e deixe esfriar completamente antes do colocá-lo no refrigerador por 4 a 6 horas. Um bolo resfriado se mantém inteiro melhor do que um à temperatura ambiente ou quente, e haverá menos migalhas se soltando da superfície do bolo durante a cobertura.

  2. 2

    Retire o bolo resfriado da geladeira e limpe gentilmente quaisquer migalhas soltas da superfície que receberá a cobertura. Use mãos limpas e um toque leve; o propósito é remover migalhas soltas, não esfarelar mais. Guarde as migalhas soltas para fazer usar na cobertura ou descarte.

  3. 3

    Adicione 1 ou 2 colheres de sopa de cobertura no centro do prato do bolo, então coloque-o no prato. Pressione-o levemente para fixá-lo no prato. Este bocado de cobertura age como cola para prender o bolo no lugar durante a cobertura.

  4. 4

    Espalhe o recheio sobre a camada de baixo do bolo - se este tiver múltiplas camadas. Adicione as camadas seguintes no mesmo modo, cobrindo o topo de cada camada antes de colocar a próxima. Pule este passo se o bolo tiver apenas uma camada.

    Aplique a camada anti migalhas

  1. 1

    Coloque o prato do bolo com o bolo montado, mas não coberto, sobre uma plataforma giratória. A plataforma permite que o bolo se mova sob a espátula ao invés de forçar o decorador a mover a espátula sobre o bolo arriscando lascá-lo.

  2. 2

    Misture 1 ou 2 colheres de sopa de água com a quantidade suficiente de cobertura para fazer uma pasta fina mas ainda trabalhável, levemente mais grossa que massa de panqueca. Esta cobertura afinada é a base da camada anti migalhas, uma camada interna de cobertura que prende as migalhas para que não estraguem a aparência do bolo. A quantidade de água e cobertura que a camada precisa depende do tamanho do bolo, temperatura ambiente e umidade.

  3. 3

    Aplique a cobertura aguada no bolo em uma camada fina. Mantenha a aplicação uniforme e leve. Se aparecerem migalhas, deixe ficar; estarão pressas na camada e não conseguirão migrar para a camada externa da cobertura.

  4. 4

    Refrigere o bolo por mais uma ou duas horas se possível para deixar a camada anti migalhas assentar. A camada anti migalhas do bolo deve ficar firme ao toque, concedendo à camada externa de cobertura uma base sólida na qual deslizar.

    Cobrindo o bolo

  1. 1

    Aplique uma porção generosa de cobertura no topo do bolo já coberto com a camada anti migalhas depois que a superfície estiver pronta. Mova o bolo sob a espátula ao invés de mover a espátula sobre o bolo - isto minimiza o impacto no interior do bolo.

  2. 2

    Cubra as laterais do bolo com mais cobertura, usando mais do que o bolo parece precisar. Pense na cobertura como a neve sobre os esquis de um atleta; a espátula é o esqui, e esta não consegue deslizar onde não há neve o suficiente para mantê-la se movendo livremente.

  3. 3

    Remova o excesso de cobertura das laterais do bolo para deixar a superfície lisa. Segure a espátula limpa paralela à lateral do bolo e gire a plataforma lentamente para mover o bolo sob a espátula. Limpe o excesso de cobertura conforme se acumula na superfície da espátula.

Dicas & Advertências

  • Coberturas caseiras funcionam bem como camadas anti migalhas; coberturas prontas podem demorar mais para firmar.
  • É normal ver migalhas e bolo através da fina camada anti migalhas.
  • Bolos de chocolate tendem a esfarelar mais, e exigem uma camada anti migalhas mais firme.
  • Bolos úmidos como pudim de pão são mais macios, certifique-se de resfriá-los o bastante para que não desmanchem durante a cobertura.
  • Trabalhe com a cobertura na temperatura ambiente - a cobertura refrigerada é muito dura e pode rasgar bolos delicados durante a aplicação.
  • Não enfarinhe muito as formas antes de assar, pois isso forma migalhas extras a serem retiradas depois.

O que você precisa?

  • Bolo
  • Cobertura
  • Prato de bolo
  • Plataforma giratória
  • Tigela
  • Espátula ou faca larga para manteiga

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível