Mais
×

Como evitar que bolos fiquem grudentos

Não há nada pior do que dedicar tempo e trabalho para assar um bolo e algo dar errado, quando chega o momento do estágio mais importante: comê-lo. De acordo com o chef Todd Mohr, bolos e cupcakes têm uma tendência a ficarem muito úmidos, ao serem armazenados em certas condições ou quando não são resfriados por tempo suficiente. Isso dificulta a aderência do glacê e dá ao item assado um sabor de excesso de umidade. Felizmente, há alguns passos fáceis a seguir, que podem ajudar a diminuir a umidade em bolos.

Instruções

O tempo de resfriamento é um componente necessário para assar um bolo. Eles devem estar bem frios, antes de aplicar o glacê e armazêná-los em um recipiente (Creatas/Creatas/Getty Images)

    Elimine a viscosidade

  1. Retire o bolo do forno.

  2. Coloque o bolo sobre o fogão ou a bancada e deixe-o esfriar, bem antes de colocá-lo em um recipiente ou embrulhá-lo. Quando um bolo é armazenado muito cedo, a umidade evapora e gruda na parte de cima da vasilha ou da superfície. Em seguida, ela volta a se condensar sobre o bolo, criando uma textura mole.

  3. Salpique um pouco de açúcar de confeiteiro por cima do bolo, para agilizar o resfriamento. Isso ajuda a absorver um pouco da umidade.

  4. Antes de colocar o glacê, procure áreas pegajosas por cima do bolo. Caso encontre alguma, remova-a.

  5. Adicione o glacê assim que o bolo estiver completamente frio e as partes grudentas tenham sido removidas.

Dicas

  • Após assar cupcakes, remova-os da assadeira, enquanto ainda mantém o papel grudado. Coloque-os em uma grade de resfriamento, para dar mais "espaço para respirar". A umidade não ficará tão presa quanto estaria se eles continuassem na assadeira.
  • Para obter outra opinião, siga o link na seção de recursos, para observar uma discussão de comunidade sobre problemas de umidade em bolos.

O que você precisa

  • Bolo assado
  • Açúcar de confeiteiro
  • Glacê
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article