Como evitar cãibras à noite nos pés e nas pernas

Escrito por dawna theo | Traduzido por juliana fabrício de godoy
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Como evitar cãibras à noite nos pés e nas pernas
A cãibra é um espasmo muscular doloroso, geralmente no músculo da panturrilha (Comstock/Comstock/Getty Images)

Cãibra é o nome dado às contrações musculares intensas nos pés ou nas pernas. Geralmente, a cãibra é como se os músculos dos pés ou pernas se contraíssem e então ficassem presos, causando uma dor excruciante. Isso pode acontecer a qualquer hora, mas algumas pessoas têm mais tendência de senti-las à noite. A região mais comum de ser atingida é o músculo da panturrilha, mas elas podem atingir qualquer lugar das pernas ou pés. Algumas mudanças na sua dieta e estilo de vida podem ajudar a prevenir as cãibras noturnas, e você pode seguir alguns passos para parar a dor quando elas acontecerem.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Água
  • Suplementos de cálcio
  • Suplementos de potássio
  • Suplementos de magnésio
  • Bananas
  • Produtos derivados do leite
  • Sapatos ortopédicos
  • Massagem
  • Banho quente

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Instruções

  1. 1

    Saiba quando procurar um médico por causa das cãibras no pés ou pernas. Algumas pessoas estão mais sujeitas a senti-las, tais como mulheres grávidas e crianças em fase de crescimento. Na maioria dos casos, as cãibras não são prejudiciais, e sim um incômodo que faz você acordar à noite. Em alguns casos, entretanto, as cãibras noturnas são uma indicação de que você tem uma doença ou condição que pode precisar de tratamento médico. Se você começar a senti-las após ter sido exposto a chumbo ou outra toxina, você deve procurar um médico. Conte a ele sobre suas cãibras se você sofrer de diabetes, pé chato, hipotireoidismo, doença arterial periférica, alcoolismo, doença de Addison e falha renal ou do fígado; se você estiver tomando remédio para pressão alta e/ou pílula anticoncepcional; ou se você tiver se submetido a uma cirurgia de desvio gástrico, de acordo com a Mayo Clinic. Vá ao médico se as suas cãibras forem tão intensas que não lhe deixam dormir.

    Como evitar cãibras à noite nos pés e nas pernas
    Saiba quando procurar um médico por causa das cãibras nos pés ou pernas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
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    Beba mais água para ajudar a prevenir cãibras. Desidratação é uma das causas das cãibras nos pés ou pernas. A maioria dos adultos precisa de pelo menos oito copos grandes de líquido por dia – geralmente mais se você for ativo ou morar em um lugar de clima seco. Esses líquidos devem ser em sua maioria água, suco ou bebidas esportivas. Bebidas cafeinadas, gasosas ou álcool, tendem a desidratar o corpo, então consuma-as com parcimônia.

    Como evitar cãibras à noite nos pés e nas pernas
    Beba mais água para ajudar a evitar cãibras (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
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    Faça exercícios regularmente e alongue as pernas durante e depois do esforço físico. Pessoas com vidas sedentárias têm mais disposição para sentir cãibras. Exercitar as pernas gentilmente antes de ir para a cama também pode ajudar o fluxo de sangue para os pés e prevenir cãibras nas pernas. Durante o dia, pare e alongue as panturrilhas e os pés com frequência.

    Como evitar cãibras à noite nos pés e nas pernas
    Faça exercícios regularmente e alongue as panturrilhas e os pés frequentemente durante o dia (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)
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    Inclua bastante cálcio, potássio e magnésio na sua dieta. Comer bananas vai elevar seus níveis de potássio e pode ajudar a prevenir as cãibras. Tome um suplemento de cálcio e magnésio e inclua mais produtos derivados do leite à sua dieta para aumentar os níveis desses nutrientes.

    Como evitar cãibras à noite nos pés e nas pernas
    Comer bananas e produtos derivados do leite pode ajudar a prevenir cãibras (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
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    Faça outras pequenas mudanças no seu estilo de vida para evitar as cãibras. Não se sente com as pernas cruzadas sobre os joelhos. Evite usar salto alto por longos períodos de tempo. Use sapatos confortáveis e ortopédicos. Deixe as roupas de cama soltas na altura dos seus pés para que eles não fiquem presos.

    Como evitar cãibras à noite nos pés e nas pernas
    Evite usar salto alto por longos períodos de tempo e se sentar com as pernas cruzadas sobre os joelhos (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)
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    Faça massagem nas pernas do seu filho quando ele tiver cãibras à noite. As crianças sentem cãibras porque os seus ossos estão crescendo mais rápido que os seus músculos, e os músculos ficam estirados à noite. Diga a seu filho que ele está sentindo as dores normais da fase de crescimento.

    Como evitar cãibras à noite nos pés e nas pernas
    Faça massagem nas pernas do seu filho quando ele sentir cãibras à noite (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
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    Quando você sentir uma cãibra, tente uma das seguintes técnicas para que ela pare: movimente gentilmente a área afetada; deitado na cama, suavemente comece a apontar seu dedão em direção à sua canela, tentando alongar a panturrilha; leve seus joelhos em direção a seu peito e abrace-os; faça círculos com seu pé na altura do tornozelo. Se a cãibra não melhorar com você deitado na cama, levante-se e ande um pouco ou tome um banho quente. Se precisar, peça a alguém próximo para fazer uma massagem.

    Como evitar cãibras à noite nos pés e nas pernas
    Quando você sentir cãibras, tente alongar a área afetada (Pixland/Pixland/Getty Images)

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