Como evitar cicatrizes de cortes e ferimentos no rosto

Escrito por jon mohrman | Traduzido por agmar vitti
Como evitar cicatrizes de cortes e ferimentos no rosto

As cicatrizes podem ficar mais discretas se cuidadas de forma adequada

Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images

Cicatrizes são tecidos fibrosos de preenchimento cutâneo. Elas podem ser provocadas por infecções, queimaduras, cortes, perfurações, ferimentos, incisões cirúrgicas, acne ou inflamações. Cuidados adequados reduzem os riscos de obtê-las e ajudam a minimizá-las, mas não há garantias de que elas não aparecerão. Além disso, ao contrário do que se lê nas embalagens de cremes faciais, não há como eliminar as cicatrizes por completo; existem formas de torná-las mais discretas, mas elas são permanentes.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images

Uma série de fatores influenciam se um corte ou ferimento deixará uma cicatriz em seu rosto e quão saliente ela ficará. A profundidade e o tamanho do machucado importam, assim como a forma como ele será cuidado. Se um ferimento é grande, apresenta fissura ou é bem aberto, ele requer pelo menos uma atadura tipo borboleta e talvez alguns pontos. A cicatriz irá aparecer, mas ela será menos perceptível do que seria se esses cuidados não fossem tomados. Sua saúde geral e a de sua pele também influenciam.

Tratamento inicial do ferimento

Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images

Primeiro, pare o sangramento do ferimento. Faça uma compressa com um pano limpo por 10 a 30 minutos, pressionando-o de forma moderadamente firme. Não levante o pano a todo momento para ver se o sangramento parou, pois isso inibe a coagulação. Fique sentado ou em pé para que o rosto fique acima do nível do coração. Quando o sangramento parar, limpe o machucado. Lave-o em água abundante e limpe ao redor, mas não em cima dele, com sabonete. Esterilize uma pinça em álcool isopropílico e use-a para remover resíduos ou sujeira do ferimento. Então, aplique uma camada de creme antibiótico ou pomada no local, para mantê-lo umedecido e prevenir infecções.

Proteja o corte ou ferimento

Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images

Para minimizar o risco de cicatrizes, proteja o corte ou ferimento no rosto de irritações e infecções. Elas deixam o processo de cicatrização mais lento, podendo causar inflamação, coceira ou desconforto que lhe levam a querer coçar o local, o que agrava o ferimento. Cubra a área machucada com bandagens para mantê-la limpa, livre de bactérias e de outras fontes de infecção. Mude as ataduras pelo menos uma vez por dia e quando estiverem sujas ou molhadas. Aplique nova camada de creme ou pomada antibiótica a cada troca de bandagens. Não toque, cutuque ou remova a casca do ferimento.

Alimentação para uma pele saudável

Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images

Uma dieta bem balanceada e rica em vitamina C promove sua saúde geral e a de sua pele, além de prevenir e minimizar a formação de cicatrizes. Prefira alimentos integrais ao invés de processados e artificiais. Tenha como base de sua dieta grãos integrais, proteína magra, vegetais, frutas, gorduras insaturadas e laticínios sem ou com pouca gordura. Reduza o açúcar, o sódio, as gorduras saturadas e trans. A biotina e as vitaminas A, C e E são ótimas para a pele. A vitamina C em particular é benéfica na prevenção de cicatrizes de ferimentos faciais, pois promove melhor cicatrização de tecidos, cartilagens e músculos mais resistentes. Muitas frutas e vegetais frescos são ricos em vitamina C e outras vitaminas e minerais essenciais.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media