Como evitar danos nos rins causados por antibióticos

Escrito por iva gutowski | Traduzido por ana rodrigues
Como evitar danos nos rins causados por antibióticos
Existem vários passos a tomar para evitar danos aos rins provenientes de antibióticos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Os antibióticos são muitas vezes necessários para tratar infecções bacterianas, mas podem causar muitos efeitos colaterais, incluindo danos aos rins. Cada medicação que você toma é filtrada no sangue pelos rins e excretada na urina. Você deve discutir com seu médico as opções para evitar efeitos colaterais adversos de quaisquer medicamentos que ele prescreve e opções para evitar danos renais. No entanto, há várias passos que você pode tomar em sua própria casa para evitar esses danos provenientes de antibióticos.

Instruções

    Como evitar danos nos rins provenientes de antibióticos

  1. 1

    Beba pelo menos um litro e meio de água por dia. Cada medicação que você toma passa através dos seus rins, e a água ajuda a eliminá-la.

  2. 2

    Beba um copo de suco de cranberry diariamente enquanto estiver ingerindo antibióticos. Ele ajuda a esvaziar os rins e prevenir o crescimento de bactérias no trato urinário, o que pode aumentar o risco de danos na região.

  3. 3

    Corte o sal, bebidas com cafeína e álcool enquanto estiver tomando antibióticos. Todas essas substâncias são prejudiciais para os rins e podem reduzir a sua capacidade de filtrar a urina.

  4. 4

    Evite acetaminofeno e analgésicos no tratamento por antibióticos. O acetaminofeno é encontrado em muitos remédios sem prescrição, incluindo Tylenol, e é sempre prejudicial para os rins. Evitar acetaminofeno e analgésicos irá reduzir a pressão sobre os seus rins para filtrar os antibióticos, diminuindo assim o risco de danos.

  5. 5

    Monitore sua pressão arterial com mais frequência e siga as orientações do seu médico sobre as medidas para diminui-la. A pressão elevada pode causar danos nos rins.

  6. 6

    Monitore o açúcar no sangue com maior frequência ao tomar antibióticos se você tem diabetes. Muitos antibióticos podem aumentar seus níveis de açúcar no sangue, o que pode causar danos aos rins.

  7. 7

    Não fume enquanto estiver se tratando com antibióticos. Fumar é sempre tóxico para os rins, mas tome cuidado especialmente quando estiver tomando medicamentos que precisam ser filtrados no sangue pelos rins.

  8. 8

    Visite o seu médico e discuta suas opções para evitar danos aos rins. Os aminoglicósideos são uma classe de antibióticos que são particularmente tóxicos para os rins. Peça-lhe para evitá-los, se possível. Informe seu médico de quaisquer ervas ou medicamentos sem prescrição que você esteja tomando para evitar o aumento do risco de danos. Ele pode administrar exames de urina e de sangue simples para avaliar a sua função renal, e pode prescrever inibidores da ECA para ajudar a proteger seus rins. Os inibidores da ECA são um remédio para pressão sanguínea, mas podem evitar danos nos rins mesmo que você não tenha pressão arterial elevada.

Dicas & Advertências

  • Praticar exercício por 30 minutos pelo menos três vezes por semana pode ajudar a manter os rins saudáveis​​. Além disso, comer alimentos saudáveis​​, como legumes, frutas e grãos ajudará a evitar danos nos rins.
  • Se você sentir quaisquer efeitos colaterais adversos de antibióticos, comunique seu médico imediatamente. Se sentir quaisquer sintomas de danos nos rins como a pele escura, odor fétido de urina, cãibras musculares, cansaço extremo e necessidade de urinar com frequência, chame o seu médico ou vá ao seu pronto-socorro local imediatamente.

O que você precisa?

  • Água
  • Suco de cranberry

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível