Mais
×

Como evitar o derramamento e incrustações na lata de tinta

A tinta pode ser usada e depois fechada e guardada sem problemas... certo? Bem, algumas vezes ela é armazenada perfeitamente até que você veja uma crosta se formando no topo da lata. Outras vezes ela seca corretamente exceto que a tinta incrustada na borda dificulta abrir a lata. Então como armazenar a tinta sem os problemas mencionados acima? Leia os passos a seguir.

Instruções

Tinta (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

    Evitando o escorrimento e as gotas da tinta

  1. O modo mais simples de evitar o escorrimento na lata é não usá-la quando estiver pintando. Coloque uma quantidade da tinta em um recipiente velho de margarina ou outro de recipiente barato. Uma lata de metal ou plástico de café é uma boa escolha pois é um pouco mais substancial e também é mais improvável que a tinta escorra. Molhe seu pincel no recipiente e evite que a tinta original se gaste.

  2. Se você preferir usar o próprio recipiente da tinta, por ser mais fácil, menos problemático e muito mais resistente que o pote de margarina ou café, tente isso: pegue sua furadeira e faça um pequeno buraco na borda da lata. Adicione buracos com pequenos centímetros de distância pelo perímetro dela. Pode-se fazer o mesmo com um martelo e prego se não tiver a furadeira. Como a tinta fica presa ao redor da borda, ela automaticamente retorna para dentro. Voilà - não há acúmulo de tinta grossa pela lata.

  3. Outra solução é usar um desses elásticos grandes e colocá-lo na lata do topo até a base. Ele ficará pela abertura da lata e você poderá molhar seu pincel limpando o excesso de tinta no elástico ao invés de usar aborda do recipiente. Ele precisará encaixar direito e bem preso sem muitas voltas, ou irá respingar.

  4. Para evitar as manchas de tinta na lata que foi aberta você pode fazer algumas coisas. A primeira é que você tem de armazená-la de cima para baixo. É claro, tenha certeza que a tampa está presa corretamente. De qualquer forma, faça isso sempre. Quando você abrir o recipiente na próxima vez, a mancha estará no fundo e a tinta fresca em cima.

  5. Você também pode cortar um círculo de papel encerado que encaixará dentro da lata. Depois, quando fechar a lata, o papel ficará ali. Quando você abrir a lata para usar de novo, o papel terá evitado a formação de manchas mantendo o ar para fora.

  6. Você tem um problema em pintar com pouco tempo? Geralmente demora mais limpar pincéis do que realizar o trabalho da pintura. Existe um macete que todos os profissionais usam quando estão realizando um trabalho que dura mais de um dia. Ao invés de limpá-los após cada uso, enrole os pincéis em um pedaço de alumínio ou um saco de plástico e ponha-os no congelador.

  7. Tire o pincel do congelador no dia seguinte -- ou até mesmo dias depois. Deixe-o parado durante um tempo para aquecê-lo à temperatura do ambiente. Isso não deverá tomar mais de 20 ou 30 minutos. O seu pincel estará em perfeito estado para pintar novamente! Você só deve fazer isso com tinta de látex e mantê-lo por muitos dias. Se você nunca tentou isso antes - não hesite! Esse método salva tempo e trabalho e funciona perfeitamente todas as vezes. Só um aviso: tintas feitas com óleo nunca devem ser armazenadas no congelador ou no pincel porque endurecerão e o pincel ficará inutilizável.

Dicas

  • Armazene os recipientes de tinta de cabeça para baixo para evitar manchas.

Aviso

  • Tenha certeza de que as tampas estejam bem lacradas. Quanto mais ar entrar, mais problemas você terá com as manchas da tinta e o endurecimento.

O que você precisa

  • Martelo e prego ou uma furadeira
  • Recipiente da margarina ou lata de café
  • Elástico
  • Papel encerado
  • Folha de alumínio
  • Sacola ou pacote
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article