Mais
×

Como evitar a entrada de correntes de ar por portas e janelas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Durante os meses mais frios do ano, você pode perceber mais correntes de ar entrando em sua casa pelas janelas e portas. Não só esse vento reduz a quantidade de locais onde se pode sentar confortavelmente, como também aumenta os custos de aquecimento. Tomando algumas medidas preventivas é possível manter sua residência bem isolada e confortável durante os meses de inverno.

Instruções

Um bom isolamento de portas e janelas pode economizar bastante dinheiro em aquecimento de ambientes (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Use medidas temporárias. Como provavelmente você não terá no início os materiais necessários para uma solução permanente do problema, você pode temporariamente reduzir as correntes de ar colocando cobertores e toalhas próximos às fissuras. Enrole-as e coloque-as próximo à base da porta ou entre a janela e a grade de proteção.

  2. Limpe a base da janela. Use um limpador à base de água sanitária para remover qualquer mofo ou bolor que possa estar acumulado nesse local. Se possível, desloque a parte móvel da janela para frente, para poder limpar ambos os lados.

  3. Pregue a fita isolante para janelas. Uma vez que as bordas da janela estejam secas, grude a fita ao longo de toda a base e laterais (se possível).

  4. Sele a porta. Repita as etapas 2 e 3 em suas portas, usando a fita isolante para portas.

  5. Sele as janelas. Kits de isolamento de janelas tipicamente incluem um rolo de material plástico que deve ser esticado por sobre o requadro da janela, encolhendo e fixando-se à medida em que se sopra ar quente sobre ele. Cheque as instruções de seu kit para possíveis etapas adicionais.

  6. Considere a substituição. Muitas agências federais e estaduais oferecem incentivos ou até mesmo créditos em impostos para amortizar os custos de substituição de esquadrias menos eficientes por janelas e portas de alta eficiência energética. A substituição geralmente supre a necessidade de isolamento anual, além de possivelmente reduzir seus custos de aquecimento e resfriamento ao longo do ano.

Dicas

  • Correntes de ar que entram por debaixo das portas podem ser removidas com a utilização de rolos de tecido preenchidos com sementes ou areia. Simplesmente coloque-os contra a base da porta para bloquear o vento.

Aviso

  • Remova o isolamento plástico das janelas durante o verão para evitar excesso de calor ou derretimento do material.

O que você precisa

  • Toalhas ou cobertores
  • Limpador à base de água sanitária
  • Fita de isolamento para janelas
  • Fita de isolamento para portas
  • Kit de isolamento para janelas
  • Secador de cabelo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article