×
Loading ...

Como evitar a frustração e a desmotivação no trabalho

Infelizmente, no mundo do trabalho, a frustração é um fantasma presente e atemorizante. Dados da empresa de consultoria norte-americana Hay Group, publicados em 2012, afirmam que em média 14% dos empregados sentem-se frustrados. Quais as razões para isso? A desmotivação está entre os principais fatores. Outra constante é a falta de recompensa. Os trabalhadores sentem que dão muito pela empresa e recebem pouco. E isso nem sempre quer dizer baixos salários. Alguns profissionais até ganham bem, mas sentem falta de um plano de carreira ou de algo que os realize profissionalmente. Conheça as principais dicas para evitar esses problemas no seu ambiente de trabalho e ser um profissional mais feliz, completo e realizado.

Instruções

A frustração no mercado de trabalho é, infelizmente, algo bastante comum (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. A primeira dica para evitar a desmotivação é compreender que a frustração nada mais é do que a diferença entre os esforços e a recompensa pelo trabalho. Em outras palavras, sentimos que a empresa tira mais de nós do que nos oferece em troca.

    Loading...
  2. Primeiro de tudo, faça uma lista dos seus objetivos profissionais. Reflita sobre o que o motiva e onde você gostaria de estar, digamos, daqui a dez anos. Esse planejamento de carreira deve levar em consideração suas vontades, limitações e também a realidade do mercado. Não minta para si mesmo. Coloque no papel todos seus planos e angústias. Essa etapa de autoconhecimento é fundamental, para evitar a frustração futura.

  3. Entenda que, para atingir determinada meta, é preciso percorrer um longo caminho. Reflita se está no caminho certo para seu objetivo profissional. Muitas vezes, o trabalho atual pode não ser bom no momento, mas quem sabe é fundamental para atingir o cargo almejado em médio e longo prazo.

  4. Busque sempre renovar seus aprendizados. Muitas vezes, o sentimento de frustração vem da certeza de que não estamos evoluindo no trabalho. Para combater esse sentimento, uma boa ideia é fazer, sempre que possível, cursos de atualização na área. Quem sabe, é a hora de começar uma pós-graduação ou MBA. Aplicar o conhecimento adquirido no trabalho cotidiano é um fator de motivação do empregado.

  5. Faça reuniões regulares com os colegas de empresa para conversar sobre o mercado, o trabalho e as expectativas para o futuro. Como eles estão em uma situação semelhante, muitas vezes os problemas podem ser resolvidos em grupo. Além disso, a convivência com os amigos ajuda a aliviar o estresse.

  6. Dedique parte do seu tempo ao lazer. Com o avanço da tecnologia, muitas profissões tornaram-se mais estressantes, já que o funcionário costuma levar trabalho para casa, para fazer pela internet. Isso contribui para a frustração profissional. Dedique algum tempo diário para o lazer sem pensar em trabalho.

  7. Comemore cada vitória no trabalho, mesmo que seja pequena. Esse sentimento de realização de uma etapa cumprida faz com que melhoremos nossa autoimagem. Reserve-se no direito de comer alguma comida que você gosta ou comemorar no bar com os amigos a cada realização alcançada e combata a frustração.

Loading...

Dicas

  • Lembre-se de que, para atingir sucesso na carreira, é necessário aprender com os erros, entender o que não deu certo e mudar a estratégia para acertar da próxima vez.

O que você precisa

  • Listar seus objetivos profissionais
  • Participar de grupos de discussão com colegas de empresa
  • Cursos de especialização ou pós-graduação
  • Dedicar uma parte do tempo ao lazer

Referências

Loading ...
Loading ...