Casa

Como evitar que os gatos urinem nas portas da casa

Escrito por rachel reeves | Traduzido por letícia oliveira
Como evitar que os gatos urinem nas portas da casa

Gatos normalmente urinam para marcar seu território

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Ter um gato que urina nas portas da casa e em outras superfícies verticais pode ser frustrante. Alguns donos acham que é porque seus gatos não são muito higiênicos, mas não é verdade. Eles urinam em volta da casa para marcar território e advertir outros gatos para ficarem distantes. As portas das casas, principalmente as do lado de fora, são o lugar favorito para marcar território, pois são os prováveis locais para entrada de gatos que não pertencem à família. Ainda que a marcação de território seja um comportamento natural dos gatos, você pode impedi-lo de fazer isso com alguns passos simples.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Castre o seu gato. A forma mais rápida de fazer com que um gato macho pare de marcar território é uma visita ao veterinário. A maioria dos gatos não irá nem começar a urinar para marcar território se forem castrados antes dos seis meses, idade em que esse instinto desperta nos animais.

  2. 2

    Faça com que seu gato sinta-se confortável em sua própria casa. A marcação de território ocorre também nas casas que têm vários gatos, pois sentem-se competitivos ou inseguros sobre sua posição no grupo. Dê a cada gato uma caixa para dormir ou um cobertor para se acomodar. Se tiver seu próprio lugar para relaxar, será menos provável que marque território.

  3. 3

    Mantenha a rotina de seu gato consistente. Alguns gatos ficam alterados quando a rotina é quebrada, e podem urinar devido a isso. Mudar o local que ele dorme, alimentá-lo em uma hora diferente ou ver muitas pessoas estranhas visitando a casa, pode mexer com o senso de normalidade do gato. Não mude as coisas de lugar na área em que o gato fica, a menos que seja necessário, alimente-o no mesmo horário todos os dias e, caso vá receber visitas, ponha o animal em um ambiente distante de barulhos e aborrecimentos.

  4. 4

    Passe um repelente em forma de spray em qualquer superfície vertical que seu gato urine. Repelentes para animais são inofensivos para os humanos, mas podem ter um cheiro terrível para os gatos. A cada vez que o gato fizer xixi em uma superfície, imediatamente limpe a área com um pano úmido com um pouco de um detergente que não faça mal para animais. Em seguida, passe o repelente.

  5. 5

    Apresente seu gato à pessoa que irá tomar conta dele durante uma viagem, antes de sair. Os gatos entendem que seu dono é um pai ou uma mãe, então, quando você se ausenta por um longo período, eles ficam ansiosos. Faça com que o gato conheça o novo cuidador dias antes da viagem. Isso irá aliviar um pouco a ansiedade do animal, pois a pessoa lhe será familiar, reduzindo assim a possibilidade da marcação de território.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media