Mais
×

Como evitar que a luz solar penetre na sua casa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Evitar que a luz solar penetre nas partes internas da sua casa, ajuda a diminuir os gastos com a refrigeração durante o verão e a manter os quartos escuros para quem precisa dormir durante o dia. Existem vária formas para bloquear a luz solar. Por exemplo: cortinas, persianas, películas de vedação de luz e raio solar (insulfilm) e telas "blackout".

Instruções

  1. Instale as telas "blackout" no lado de fora de todas as janelas para bloquear os raios solares, dessa forma será possível reduzir o calor que entra na casa. Essas telas impedem que o calor avance e passe para a vidraça da janela, ou seja, o calor passivo não entra nos cômodos. Essa é uma forma de reduzir os gastos com ar condicionado. Com as telas "blackout" removíveis você pode aproveitar o calor passivo no inverno para reduzir os custos com o sistema de aquecimento, caso sua casa tenha algo do tipo.

  2. Coloque insulfilm na parte de dentro das janelas de vidro para evitar que os raios de sol penetrem no ambiente. Esse tipo de material permite que você veja tudo o que está do lado de fora pela janela. Embora o insulfilm não seja eficiente para escurecer o ambiente, ele protege os móveis da exposição direta à luz solar.

  3. Instale persianas verticais ou horizontais nas janelas para ajudar a escurecer os cômodos. Elas não absorvem o calor passivo vindo do sol, que passa através do vidro, mas protegem os móveis. Muitas marcas de produtos desse tipo são conhecidas como persianas para escurecer o ambiente (persiana horizontal, vertical e black-out). Elas impedem a passagem de luz e mantêm o local escuro.

  4. Pendure cortinas revestidas com veda luz para não deixar a luz solar penetrar em sua casa. Elas não evitam a entrada do calor passivo vindo do sol. Esse tipo de cortina pode ser pendurada sozinha ou junto com as persianas para bloquear a luz solar.

O que você precisa

  • Telas "blackout"
  • Películas de vedação de luz e raios solares (insulfilm)
  • Persianas verticais e horizontais
  • Cortinas
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article