Mais
×

Como evitar marcas do rolo de pintura ao pintar paredes compridas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Evitar marcas do rolo ao pintar paredes não é difícil, mas exige alguns cuidados. Os aspectos mais importantes para evitá-las estão relacionados à forma de espalhar a tinta uniformemente e manter as bordas úmidas enquanto você trabalha, para que a tinta se misture suavemente. A maioria das marcas de rolo é causada porque a tinta está muito espessa nas áreas em que o rolo foi passado novamente ou porque as margens das porções pintadas da parede secaram antes da pintura estar completa. Algumas tintas mais baratas simplesmente exigem duas demãos para ficar com uma boa aparência: a primeira camada vai mostrar marcas de rolo porque a tinta é muito fina para o revestimento da parede corretamente. Suprimentos de qualidade diminuem essa parte do problema.

Instruções

Pinte com uma extensão para conseguir alcançar todas as áreas (paint roller image by Ana de Sousa from Fotolia.com)
  1. Agite bem a tinta antes de utilizá-la. Isso evitará estrias e cores diferentes da tinta causada por uma má mistura.

  2. Pinte os 5 cm em torno da borda de toda a sua parede com um pincel antes de usar o rolo. O rolo não pode chegar nos cantos, e tentar corrigir essas áreas depois causará diferenças de textura.

  3. Coloque seu rolo em uma extensão longa o suficiente para permitir que você alcance o topo da parede do chão, assim você não tem que subir e descer escadas ao pintar. Certifique-se de que o rolo gira livremente e de maneira uniforme, pois uma rotação irregular representa uma pressão desigual na parede.

  4. Utilize uma espuma de boa qualidade no seu rolo de pintura. Um rolo mais espesso (a maciez do rolo) vai dar uma textura mais pesada, enquanto que os mais finos lhe darão uma textura mais lisa. Um rolo de 1 cm é padrão para a maioria das paredes e dá uma textura bastante plana, que não contrasta muito com os cantos pintados com pincel, além de manter uma quantidade adequada de tinta.

  5. Despeje a tinta na bandeja ou monte uma tela para o rolo diretamente no balde de tinta. Ambos os métodos dão certo, mas dependem do usuário para ter um bom resultado. Mergulhe o rolo na tinta e gire-o até estar uniformemente coberto, mas não pingando. Tente não mergulhar a alça do rolo na tinta ou você vai acabar tendo uma área de trabalho muito bagunçada.

  6. Passe a tinta na parede começando a cerca de 20 cm acima e para dentro do canto inferior da parede. Role a tinta para cima em um pequeno ângulo para que sua pincelada acabe cerca de 20 cm abaixo do topo da parede e a 40 cm da lateral.

  7. Role de volta para baixo, em linha reta na vertical, usando movimentos longos para preencher toda a altura da parede até 40 cm para dentro, sem mergulhar o rolo novamente na tinta. Começar longe das bordas evita que tinta mais grossa se ​​acumule nas beiradas de onde a tinta foi passada, permitindo que você espalhe-a em todas as direções. Nas partes superior e inferior, certifique-se de rolar a tinta sobre as seções onde ela foi pintada com pincel, na medida do possível, para misturar a textura.

  8. Inicie a passada seguinte cerca de 20 cm depois da área pintada e a 20 cm do inferior da parede e continue o padrão. Conforme você passa o rolo na área próxima à superfície que acabou de pintar, continue rolando o objeto sobre a borda da área pintada para misturar a nova seção com a anterior.

  9. Continue pintando pedaços verticais finos nesse padrão, certificando-se de trabalhar continuamente para que a borda não seque antes de ser misturada com a próxima seção. Não pare até terminar a parede.

Dicas

  • Passe o rolo lentamente para manter uma pressão uniforme.
  • Não pressione muito para espremer mais a tinta do rolo. Ao invés disso, se estiver com pouca tinta antes de fazer a seção vertical completa, tente pintar uma seção mais estreita de cada vez.
  • Não levante ou arraste o rolo de pintura quando mudar de direção, pois isso pode causar uma ruptura no padrão do rolo.

O que você precisa

  • Bastão de misturar
  • Tinta
  • Pincel
  • Armação de rolo de pintura
  • Extensão para rolo de pintura
  • Rolo removível de pintura
  • Bandeja para rolo de pintura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article