×
Loading ...

Como evitar naturalmente que o pelo do cão fique oleoso

Atualizado em 21 novembro, 2016

Existem algumas raças de cães que naturalmente têm pelos oleosos, como o yorkshire terrier. Algumas raças secretam óleo demais e precisam de banhos frequentes para manter a pelagem limpa. No entanto, a maioria dos cães não precisa ser banhada mais do que uma vez por mês. Se o pelo do seu cão parece gorduroso ou com caspas, ou se está com mau cheiro, trate o seu animal de estimação a partir do que ele ingere.

Instruções

Cuide do seu cachorro usando produtos naturais (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Alimente-o com uma dieta natural. O primeiro passo para manter a saúde do seu animal e do pelo dele é dar um alimento canino de qualidade premium. Muitos alimentos comerciais contêm conservantes químicos, sabores artificiais e corantes que podem prejudicar o equilíbrio normal da pele. Duas rações comerciais que não possuem conservantes são Innova e Wysong, disponíveis em lojas de alimentos para animais e online.

    Loading...
  2. Desintoxique o corpo do animal. Todos os dias nossos animais de estimação ficam expostos a pesticidas e herbicidas nos gramados, à poluição atmosférica de produtos químicos no ar que respiram e ao cloro e ao flúor adicionados à nossa água. As substâncias nocivas que entram no corpo podem ser eliminadas através da pele. Uma modificação rápida pode desintoxicar o sistema do seu animal de estimação e deixar o pelo dele normal novamente. Por um dia, alimente o seu cão com arroz branco ou integral cozido em caldo de galinha pobre em sódio. Adicione uma ou duas colheres de sopa de carne cozida e sirva no horário normal de alimentação.

  3. Adicione minerais à dieta do animal. Uma outra forma de limpar o corpo é usando um suplemento de ervas chamado Hokamix. Ele age como um tônico para ajudar o corpo a eliminar as substâncias prejudiciais. Está disponível em lojas veterinárias e online (ver Recursos).

  4. Dê ao animal a quantidade necessária de ácidos graxos essenciais. A pele do cão precisa da quantidade equilibrada de ácidos graxos para ser saudável. Existem suplementos comerciais preparados especialmente com ácidos graxos para cães. Eles podem ser comprados em lojas de agropecuária, petshops ou online (ver Recursos).

  5. Use um xampu canino para pelos oleosos. Independentemente de qual for a causa para o pelo oleoso do cão, um banho regularmente irá ajudar. Use um xampu para pelos oleosos de uma loja petshop ou agropecuária. Alguns contêm químicos fortes, como peróxido de benzoíla, mas os produtos naturais são mais suaves. Estes últimos podem conter óleo de melaleuca, aveia e menta; esses ingredientes exercem um efeito desengordurante no pelo.

Loading...

Aviso

  • Use apenas xampus especialmente feitos para cães. Os xampus de pessoas possuem pH diferente e não são bons para a pele e o pelo do cão.

O que você precisa

  • Suplemento alimentar
  • Ração canina rica em ácidos graxos essenciais
  • Xampu canino desengordurante

Recursos

Loading ...
Loading ...